Presidente do Forsec participa de reunião no Senado - Bahia Expresso

Últimas


Ita melhor

sexta-feira, 24 de novembro de 2023

Presidente do Forsec participa de reunião no Senado

Meta é simplificar e agilizar a ação dos pesquisadores


O professor da Universidade Estadual de Santa Cruz e presidente do Fórum Nacional dos Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia – Fortec, Gesil Sampaio Amarante II, participou 31ª, reunião extraordinária da Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação e Informática – CCT, do Senado Federal, Brasília.

A audiência pública foi realizada no Anexo II, Ala Senador Alexandre Costa, Plenário nº 7 e presidida pelo senador Marcos Pontes com objetivo de debater a simplificação da legislação de Ciência Inovação e Tecnologia e disseminar as práticas já adotadas no Brasil.

Também participaram da reunião representantes da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - SBPC, Controladoria Geral da União - CGU, Tribunal de Contas da União - TCU, Consultoria Jurídica do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – Conjur/MCTI, Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior - Andifes e o Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica - Confies.

Foi discutindo a necessidade de avançar a legislação para simplificar e agilizar a ação dos pesquisadores e o ajustes em instrumentos específicos. “Ficou bastante clara pela nossa fala e de entidades parceiras, a necessidade de aprofundar a aplicação efetiva do Marco Legal de CT&I nas instituições, o que passa necessariamente pelo fortalecimento dos Núcleo de Inovação Tecnológicas – NITs”, frisou Gesil Amarante.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário