Comunicação Social: Egressos da Uesc concorrem a prêmio em Porto Alegre - Bahia Expresso

Últimas


sexta-feira, 24 de novembro de 2023

Comunicação Social: Egressos da Uesc concorrem a prêmio em Porto Alegre

 


Os egressos do curso de Comunicação Social (Rádio e TV) da Universidade Estadual de Santa Cruz, Natan Ramos e Vinícius Cantuária, que são recém-formados,  estão entre os selecionados para 4ª Edição da Mostra de Vídeo Popular, evento cultural proposto pelo cineclube Cine Kafuné, que busca identificar e promover a visão de mundo dos espaços periféricos de Porto Alegre e do Brasil.

Os comunicólogos concorrem aos prêmios Esplanada e Cine Kafuné, com o álbum visual "Na Beira", cujo trabalho mergulha nas raízes das periferias sul-baianas, representando seus símbolos, signos e significados socioculturais, por meio de três músicas, dos cantores Marco, Moa Vênus e San dias, e também dois poemas, narrados por Cijay e escrito por Rafa Sued, todos artistas de Ilhéus e Canavieiras.

"Na Beira" busca referenciar as particularidades de periferias não-metropolitanas, através da junção de artistas locais em uma narrativa audiovisual, trazendo protagonismo para as expressões que contribuem para a estética e cultura sul-baianas. “O vídeo promove uma reflexão sobre a importância de representar esses espaços e moradores através de um olhar de exaltação dessas comunidades, que são estigmatizadas e diminuídas a estereótipos”, afirma Natan Ramos.

Além disso, é uma celebração da vida nas periferias da Bahia, homenageando os estilos musicais e símbolos identitários desses espaços, desafiando preconceitos e promovendo compreensão e empatia. O álbum visual foi desenvolvido como trabalho de conclusão de curso para o título de bacharéis em Comunicação Social, no primeiro semestre de 2023, orientado pela professora Betânia Maria Villas Boas Barreto.

A 4ª Mostra de Vídeo Popular da Restinga retorna após 18 anos como parte da 49ª Semana da Restinga e é voltada às pessoas que se interessam ou que produzem audiovisuais desde o espaço periférico, reproduzindo suas dinâmicas culturais. Esta edição, no entanto, abre a possibilidade de inscrições de obras de todo o Brasil para um processo de curadoria que selecionará as 15 propostas a serem exibidas na programação oficial. Todas as atividades são gratuitas, e a programação fica disponível online no canal do Cine Kafuné no YouTube.

Os estudantes universitários concorrem, com mais 14 trabalhos, ao prêmio no valor de mil e quinhentos reais. O vídeo ganhador do Prêmio Esplanada será definido pela votação do público em cédulas físicas, durante as sessões presenciais, e por meio de votação online através do site do Cine Kafuné, no período de 17 a 26 de novembro de 2023.

 

Você pode ajudar "Na Beira" votando no link: https://cinekafune.org/4a-mostra-video-popular-da-restinga/ E também pode assistir ao vídeo diretamente no canal do Cine Kafuné no Youtube: NA BEIRA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário