Turismo baiano se reinventa e mostra força - Bahia Expresso

Últimas


quinta-feira, 21 de agosto de 2025

Turismo baiano se reinventa e mostra força

Pela primeira vez na história, a Bahia lidera a atividade turística no Brasil”, afirmou




Por Hieros Vasconcelos

Há uma Bahia e uma Salvador para cada pessoa. Essa foi a mensagem central do evento “Vai Turismo – Integração do Turismo Nacional”, promovido pela CNC – Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo. Realizado na Casa do Comércio, o evento reuniu autoridades públicas, representantes do governo estadual e municipal, do setor hoteleiro, comércio e trade turístico para discutir a relevância econômica e cultural do turismo na Bahia.
O encontro apresentou iniciativas das gestões públicas e do Sistema Comércio – CNC, Federações, Sesc e Senac – para o desenvolvimento do turismo no país, na Bahia e em Salvador. Durante o evento, houve consenso de que o turismo baiano e soteropolitano reafirma-se como vetor de desenvolvimento econômico e expressão da diversidade cultural, histórica e natural. A ampliação da conectividade aérea, o fortalecimento de polos turísticos e os investimentos em infraestrutura em territórios antes pouco explorados foram destacados como avanços estratégicos pelo governo estadual, pela Prefeitura e pelas entidades representativas do setor.
O secretário de Turismo do Estado da Bahia (Setur-BA), Maurício Bacelar, ressaltou que os primeiros sete meses do ano registraram avanços consistentes em rodovias, hospedagens e malha aérea nacional e internacional. “Pela primeira vez na história, a Bahia lidera a atividade turística no Brasil”, afirmou, destacando que Salvador já se consolidou como um dos principais destinos internacionais do país, com voos diretos de Paris (Air France), Lisboa (TAP Air Portugal), Madri (Iberia), Buenos Aires (Aerolíneas Argentinas) e Fort Lauderdale (Azul). A partir de janeiro de 2026, a Copa Airlines ligará Salvador ao Panamá, ampliando o alcance da Bahia a mais de 80 destinos nas Américas.



Foto: Romildo de Jesus

Segundo Bacelar, a promoção nacional e internacional do estado tem sido reforçada com presença em feiras, roadshows e recepção de agentes de viagem. Os dados são garantidos pelo Centro de Inteligência de Serviços e Turismo da Bahia (CISU) "Temos pelo balanço da CISU, nos primeiros sete meses do ano, um crescimento em vários setores do turismo, maior do que no ano passado, tanto na malha aérea, como nas rodovias e hospedagens. Trazer este evento para Salvador nos permite discutir como nosso turismo pode crescer ainda mais e analisar a situação do segmento internacional”, afirmou.
Os gargalos também foram abordados. O presidente da Fecomércio-BA, Kelsor Fernandes, ressaltou que a Bahia precisa superar desafios estruturais para se consolidar como destino competitivo. “Um dos principais gargalos do turismo na Bahia é a malha aérea, que ainda não atende adequadamente as cidades turísticas, inclusive a capital. Trabalhamos em diálogo permanente com Gol, Azul e Latam para ampliar a oferta de voos regulares, facilitar a chegada de visitantes e criar condições para que Salvador e o interior estejam mais bem conectados aos grandes centros nacionais e internacionais”, disse.
Fernandes também citou a segurança como tema sensível. “Precisamos enfrentar a questão da segurança, mostrando que os casos isolados de violência não representam a experiência geral de quem visita nosso estado. A Bahia é acolhedora, diversa e tem vocação para receber bem, mas é fundamental que se passe essa mensagem com clareza, apoiada em ações concretas de policiamento, inteligência e ordenamento do espaço urbano”, destacou.


Foto: Romildo de Jesus

Investimentos na identidade cultural

Na capital baiana, os investimentos em infraestrutura tentam transformar os atrativos históricos em experiências modernas e acessíveis. De acordo com a vice-prefeita e secretária de Cultura de Salvador, Ana Paula Matos, o turismo vem sendo trabalhado não apenas como atividade econômica, mas como parte essencial da identidade cultural da cidade.
Ela destacou a visão estratégica da gestão municipal para fortalecer o turismo na cidade. “Se o turista fica mais dias na cidade, com ticket médio maior e sai satisfeito, a economia cresce e todos ganham. Nosso desafio é aumentar a permanência média de cinco para sete dias, elevar em 30% o ticket médio e gerar 28% mais empregos. Salvador é uma cidade acolhedora, com um trade turístico atuante e competente, e seu centro histórico é um patrimônio que precisa ser vivido, valorizado e integrado à experiência turística. Não vamos conseguir isso sozinhos, por isso trabalhamos em conjunto com o Estado, o comércio, a indústria e o Sistema S, criando bases sólidas, infraestrutura de qualidade e inteligência turística para consolidar Salvador como referência nacional e internacional”, afirmou.
O evento também trouxe reflexão sobre o seu próprio papel. O diretor da CNC, Alexandre Sampaio, lembrou que o “Vai Turismo” surgiu no auge da pandemia, quando o setor sofreu forte retração. “A proposta nasceu como ferramenta de articulação entre empresários, governos e entidades representativas, buscando alternativas para preservar empregos e repensar o modelo de desenvolvimento turístico no país. Criar um espaço de diálogo para que cada estado pudesse construir soluções locais, ao mesmo tempo em que se integrava a uma política nacional de fortalecimento do turismo. O Vai Turismo permite discutir os problemas do setor, identificar gargalos e buscar soluções coletivas”, afirmou.


Foto: Romildo de Jesus

Salvador se consolida como hub internacional com voos ampliados

O Governo da Bahia informou, no evento de ontem, que Salvador se destaca como um dos principais destinos internacionais do Brasil, conectada diretamente a grandes hubs mundiais. A capital baiana recebe voos de Paris (Air France), Lisboa (TAP Air Portugal), Madrid (Iberia), Buenos Aires (Aerolíneas Argentinas) e Fort Lauderdale (Azul).
A partir de janeiro de 2026, estreia a nova rota Salvador–Panamá, operada pela Copa Airlines, ampliando o alcance da Bahia a mais de 80 destinos nas Américas e reforçando sua malha aérea internacional. Além disso, a Setur-BA anunciou o aumento da oferta de voos Salvador–Ilhéus na alta temporada, fortalecendo o turismo regional e a conectividade entre polos estratégicos.
O fortalecimento da malha aérea é visto como prioridade estratégica. O secretário de Turismo do Estado, Maurício Bacelar, destacou a atuação direta na ampliação. “A Azul anunciou o dobro de conexões com a Bahia em ação estratégica do governo. Temos uma ligação aérea com a Air France, operando no hub de Charles de Gaulle, conectando a Bahia a mais de 180 destinos na Europa, Ásia e África. Estamos expandindo nossa malha com voos estratégicos o que certamente ameniza a crise enfrentada pelas companhias aéreas”, disse.
Segundo Bacelar, a ampliação da malha aérea não beneficia apenas a chegada de turistas de lazer, mas também impulsiona o turismo de negócios, eventos internacionais e o setor de cruzeiros, integrando a Baía de Todos os Santos e suas marinas a roteiros sofisticados. “Essas conexões reforçam a economia, geram empregos e consolidam Salvador como hub internacional de referência”, completou o secretário.


Foto: Romildo de Jesus

Cidade aposta em inovação para consolidar destinos

A cidade de Salvador tem buscado reforçar o compromisso com a inteligência turística e inovação como prioridade estratégica para consolidar o destino como referência nacional e internacional. É o que afirma a vice-prefeita e secretária de Cultura, Ana Paula Matos.
“Mais do que isso, temos uma nova forma de pensar o turismo. Já fomos um dos destinos mais procurados do Brasil, mas precisamos preparar Salvador para o futuro. Em setembro, realizaremos o primeiro Seminário do Destino Turístico Inteligente (DTI), aplicando práticas de longo prazo que integram sustentabilidade, infraestrutura, logística e capacitação. Estamos medindo geração de empregos, renda e produção, e toda essa evolução é desenvolvida em parceria com o trade”, afirmou Ana Paula Matos.
A secretária também destacou a integração com o LabTur do Ibratur e a ONU Turismo, que permitirá a aplicação de um índice de sustentabilidade turística, ajudando a identificar pontos fortes e oportunidades de melhoria para tornar Salvador mais eficiente e estratégico no turismo.
O diretor de Turismo de Salvador, Gegê Magalhães, reforçou que os investimentos em infraestrutura e inovação têm impacto direto na experiência do visitante. “A requalificação da Orla Brasil, dos centros culturais e museus, incluindo o Mercado Modelo, a Casa do Carnaval e o Museu de Cultura Afro-Brasileira, transforma o lazer em vivência. Cada equipamento foi pensado para integrar acessibilidade, segurança e tecnologia, tornando Salvador não apenas um destino turístico, mas uma cidade mais viva e conectada à sua história e cultura”, explicou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.