Prefeitura de Floresta Azul comemora o dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher no Distrito dos Coquinhos - Bahia Expresso

Últimas


Ita melhor

segunda-feira, 31 de maio de 2021

Prefeitura de Floresta Azul comemora o dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher no Distrito dos Coquinhos

Na ultima sexta-feira 28 de maio o dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher e do Dia Nacional de Redução a Prefeitura Municipal de Floresta Azul através da Secretária de Saúde realizou no Distrito Santa Terezinha (Coquinhos) uma ação em comemoração ao dia Internacional da luta pela saúde da mulher.
Na comemoração foi realizado diversos procedimentos com vários profissionais da saúde entre eles fisioterapeuta, nutricionista, psicológicos e odontologia

Dia em comemoração do dia Internacional pela saúde da mulher 

O Dia Internacional de Ação Pela Saúde da Mulher foi definido no IV Encontro Internacional Mulher e Saúde realizado em 1984, na Holanda, durante o Tribunal Internacional de Denúncia e Violação dos Direitos Reprodutivos, ocasião em que a morte materna foi demonstrada com toda a sua magnitude.
No ano seguinte, no encontro realizado em São José da Costa Rica, a Rede de Saúde das Mulheres Latino-americanas e do Caribe, propôs que a cada ano, no dia 28 de maio, uma temática nortearia ações políticas que visassem prevenir mortes maternas evitáveis.
A mortalidade materna é um importante indicador da qualidade de saúde ofertada para as mulheres e é fortemente influenciada pelas condições socioeconômicas da população. Em média, 40% a 50% das causas são consideradas evitáveis.
As principais causas da morte de uma mulher, durante a gestação ou dentro de um período de 42 dias após o término da gestação são: a hipertensão (pré-eclâmpsia e eclâmpsia); hemorragias graves (principalmente após o parto); infecções (normalmente depois do parto); complicações no parto; e abortos inseguros.
Hoje, no Brasil, o índice de mortalidade está em 64,5 óbitos para cada 100 mil nascidos vivos — número bem acima da meta firmada com Organização das Nações Unidas (ONU), que é de 30 óbitos para cada 100 mil nascido vivos até 2030.





Nenhum comentário:

Postar um comentário