Em todo Brasil, uma das primeiras medidas de contenção do COVID – 19 foi a suspensão das aulas, como consequência, o ensino remoto emergencial tem sido praticado como forma de garantir continuidade educativa.
Assim como a maioria dos municípios, Santa Cruz da Vitória tem utilizado as aulas remotas como forma de intervenção nesta situação emergencial, e embora não tenha as condições ideais, se tem a convicção que não fazer nada, não é a solução neste momento.
Escolas de todo município, mesmo sem estarem preparadas tecnologicamente, nem teoricamente, têm se reinventado, buscando novas iniciativas e utilizando os diferentes recursos para não abandonar os alunos, assumido assim, seu papel social que também é o acolhimento.
Gestores, coordenadores e professores têm desempenhado seu papel de protagonistas e procurado flexibilizar e viabilizar o processo ensino-aprendizagem e diante deste desafio, têm desenvolvido a capacidade de adaptar, reinventar estratégias e possíveis soluções no momento. Como instrumento de incentivo à leitura, tem se utilizado diferentes recursos para atividades via redes sociais: WhatsApp, Facebook, dentre outros e entrega de atividades impressas às famílias dos alunos que não têm acesso a rede.
Desta forma, em regime de cooperação e parceria entre escola e família, que também tem desempenhado um importante papel nesse cenário, a aprendizagem poderá acontecer nos mais diferentes espaços, porque ela extrapola os muros da escola e acontece em diversas situações, métodos e modelos.
“O prefeito Carlos André tem nos dado todo apoio e incentivo para que o trabalho aconteça e as crianças não fiquem desassistidas. A Educação está prestando o seu papel social, todo esse trabalho produtivo só está sendo possível através do empenho de diretores e coordenadores, junto a adesão de quase 90% dos professores, que estão dando show em tempos de pandemia”, declarou a secretária de Educação do município, Cristiane Rocha.
“O nosso objetivo é manter as nossas crianças em atividade para amenizar os efeitos da falta de aulas presenciais. Devido a situação atual, foi necessário nos adaptarmos a um novo formato de ensino, e o mesmo está sendo um sucesso, parabéns a todos os envolvidos. A escola não pode parar, mesmo que em formato e lugares diferentes,” disse o prefeito Carlos André.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.