Sobre Temer assumir: “Sem identidade cultural, preconceituoso com os nordestinos, mulheres e negros”, dispara líder do PT-BA - Bahia Expresso

Últimas


sexta-feira, 13 de maio de 2016

Sobre Temer assumir: “Sem identidade cultural, preconceituoso com os nordestinos, mulheres e negros”, dispara líder do PT-BA


Em entrevista ao Varela Notícias, o deputado estadual Rosemberg Pinto – Líder do PT na Câmara, afirmou que após a saída de Dilma Rousseff, o clima do partido, em especial na Bahia, é muito difícil e de muita tristeza: “Recebemos essa noticia com muita tristeza porque eu já passei, e fui para as ruas lutar contra um golpe no Brasil, em 64, foi muito duro, porque ele foi muito violento. Mas eu digo que estou vivendo o maior golpe da história do país, porquê foi um golpe arquitetado, moderno, que fere uma democracia que estava se consolidando, e que tem a conivência de diversas instituições que deveriam resguardar a constituição e o contrato social. Esse golpe não é pelos erros que Dilma cometeu, mas pelos acertos”.
Sobre Michel Temer assumir a presidência e de que forma isso pode ser refletido na Bahia [estado que em sua maioria apoia o PT], o deputado afirmou que não conhecia Temer, que ele não era da sua turma, mas que teve essa oportunidade nos últimos dias, e que por conta desse conhecimento, torce pra que ele não fique no cargo que ocupa no momento. “Conhecendo Temer como nós conhecemos nos últimos dias, podemos ver claramente que ele é um golpista. Um cara que trai sua principal aliada que o apoiou o tempo inteiro e se junta, inclusive com um cara condenado [referindo-se à Eduardo Cunha], esse cara não merece nenhuma confiança. Eu acredito e espero que ele não ouse ‘costurar’ a Bahia”.
“Está se cercando inclusive de uma série de pessoas que não gostam da Bahia como ele, que só tem discurso quando afirma que gosta. No fundo, no fundo, eles gostam deles. Começa pelos ministérios que ele só colocou um baiano. Os caras não gostam do nordeste! Está demonstrado, nítido. Preconceituoso também com relação as mulheres. Não tem uma mulher no ministério dele, não tem um negro. Não que eu vá medir a gestão por sexo ou por cor, mas isso tem simbologias. Ele acabou com o ministério que representa às mulheres. Significa que ele não tem identidade cultural e é preconceituoso com mulheres, negros e nordestinos. Acredito que ‘esse rapaz’, não permanece mais que 180 dias”.
Com relação a retirada da presidente Dilma, no que diz respeito ao desfecho do processo de Impeachment, no âmbito legal, Rosemberg afirma que sem dúvidas o processo foi golpista, e atribuiu tal iniciativa a três fatores, entre eles a atenção do PT, dada ao Nordeste. “Esse golpe foi dado por 3 motivos: primeiro, a mudança da rota comercial internacional, que teve começo já no governo de Lula: antes os Estados Unidos era o grande consumidor dos produtos do Brasil, e mudamos a rota para China, Europa.. A outra coisa foi quando nós mudamos o marco regulatório de petróleo, onde o óleo encontrado passa a ser do estado, e não das empresas. E por fim, houve um investimento grande nos estados do Norte e do Nordeste, ampliando o processo de industrialização e distribuição de renda, o que feriu muito os interesses de uma elite que fica encastelada no Sul e no Suldeste, ordenada pela Fiesp. Esse é o objetivo do golpe: impedir o desenvolvimento do Norte e Nordeste. Lamento pelas pessoas que votaram a favor, achando que isso é um debate pela moral, principalmente deputados do Nordeste”.
Questionado sobre como idealiza a assistência ao estado da Bahia, com um futuro governo de Temer, uma vez que o prefeito ACM Neto declarou que não deseja a nenhum governante o que o PT fez com ele, afirmando ser perseguido por Dilma, Rosembarg afirmou: “Isso é um jogo de palavras. Todos tem gravado isso: quando inaugurou a Via Expressa, parecia que a presidenta era mais dele do que de Rui e de Wagner, ele fez o maior elogio dizendo que Dilma era presidenta da Bahia. Rui sempre tratou ele muito bem como Wagner também. Mas acontece que nós podemos perceber em suas últimas declarações que ele começa a demonstrar a arrogância desse projeto que sempre esteve governando os brasileiros, encancelado através do PSDB e do DEM. Essas declarações passam muito mais arrogância do que de fato dizer que ele foi maltratado pela presidenta, muito pelo contrário! 90% das encostas que estão sendo feitas em Salvador é do Governo Federal, assim como as principais obras estruturantes”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.