O diretor técnico-médico do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães (HBLEM), Paulo Medauar, participou da Aula Magna que marcou a recepção oficial dos novos internos do curso de graduação em Medicina da Afya – Faculdades de Ciências Médicas de Itabuna. O evento aconteceu na segunda-feira, dia 26.
Realizada no auditório da instituição de ensino superior, a solenidade também marcou o início do período de internato, uma etapa fundamental da formação médica, que terá o Hospital de Base como principal campo de estágio.
Na abertura do evento, o médico Paulo Medauar deu as boas-vindas aos estudantes e ressaltou a importância do internato para a consolidação do aprendizado prático, o fortalecimento da ética médica e o compromisso com uma assistência humanizada e de qualidade no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).
“A presença dos alunos no internato é de extrema importância, considerando o Hospital de Base de Itabuna como referência para a formação prática, o desenvolvimento técnico e a vivência multiprofissional dos futuros médicos”, destacou.
O evento contou com a presença do diretor-presidente da Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna (FASI), Roberto Pacheco Jr.; dos médicos Paulo Medauar Reis, coordenador do CTI I; Danilo Caires, coordenador da Residência Médica em Cirurgia Geral; Fernando Romero, médico infectologista e um dos preceptores da Residência Médica em Clínica.
Também estiveram presentes, a coordenadora-geral de Enfermagem do HBLEM, enfermeira Karina Cerqueira e a secretária da Comissão de Residência Médica (COREME) HBLEM , Paula Mendes, a coordenadora da Residência Médica e da Residência de Medicina de Família e Comunidade da Afya Itabuna, Mércia Margotto e Avner de Almeida Silva, coordenador do curso de Medicina da Afya Itabuna.
No evento, o diretor-presidente da FASI, Roberto Pacheco Jr., destacou a relevância do Hospital de Base como instituição pública municipal de saúde para a formação dos internos. “Vocês terão a oportunidade de vivenciar a rotina de um hospital de referência, um dos maiores do interior do estado da Bahia, com uma grande diversidade de casos”, afirmou .
Ao todo, 101 alunos da graduação ingressaram no internato, que terá duração de três meses. A turma será dividida entre as áreas de urgência e emergência, clínica médica e cirurgia geral.
A recepção aos novos internos reforça o papel do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães como hospital-escola comprometido com a formação de profissionais qualificados, éticos e preparados para os desafios da saúde pública, além de fortalecer a parceria institucional com a Afya na construção de uma medicina cada vez mais humana e resolutiva.

.jpeg)
.jpeg)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.