
Escolhido como coordenador-geral da campanha de ACM Neto (União Brasil), o deputado Nelson Leal será o vice-líder do PP na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) em seu último ano de mandato, já que anunciou que não concorrerá à reeleição. Sua indicação para o posto foi formalizada pelo líder do bloco, deputado Niltinho, que deverá trocar a legenda pelo PSB a fim de permanecer na base do governador Jerônimo Rodrigues (PT).
Leal foi reeleito pelo PP em 2022, quando a legenda já estava oficialmente com ACM Neto, mas caminhou ao lado do governo até que em novembro de 2025 rompeu e confirmou sua migração para a oposição.
Quem também terá status de líder no Legislativo em 2026 será o deputado Marcinho Oliveira (PRD), que foi ungido vice-líder da maioria a partir de uma indicação do líder do governo na Casa, Rosemberg Pinto (PT).
Marcinho, por sua vez, fez o caminho inverso ao de Leal. Foi eleito pela primeira fazendo campanha no grupo de ACM Neto, mas demorou muito a subir no palanque do governador e a votar junto com a bancada governista nas votações, mesmo ainda estando filiado ao União Brasil. Depois, deixou a legenda para finalmente assumir o controle do PRD na Bahia.
Conforme o regimento interno da Casa, os vice-líderes herdam as prerrogativas do líder em caso de ausência do titular, o inclui tempos de fala e encaminhamentos de votação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.