O cenário político de Maiquinique foi sacudido nesta segunda-feira, 1ª de setembro com uma notícia bombástica: o Ministério Público Estadual emitiu parecer contundente pedindo a cassação imediata dos mandatos da Prefeita Valéria Silveira e do Vice Kayque Jardim.
O pedido faz parte de uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) que apura crime eleitoral por abuso de poder político cometido pelos mandatários durante a eleição municipal de 2024.
Segundo o promotor responsável pelo caso, as provas reunidas são claras e revelam que houve desequilíbrio no pleito em razão de práticas que favoreceram diretamente a chapa vencedora. O parecer é categórico: Valéria e Kayque devem ser cassados.
“Os fatos relatados neste processo, em um conjunto harmônico, ainda que algum deles não sejam condutas vedadas, não deixam de caracterizar, em todo o contexto, como abuso do poder político, pois, de fato, tiveram o condão de desestabilizar o pleito eleitoral.
Deve ser considerado ainda, que a reeleição da investigada se deu com apenas 418
(quatrocentos e dezoito) votos de frente, sendo possível concluir que sim, que de todo o arcabouço dos autos, especialmente da farra das licenças-prêmio, ocorreu o desequilíbrio do pleito, favorecendo a investigada em detrimento do outro candidato”, destacou o promotor em seu parecer.
Além da perda dos mandatos, o Ministério Público ainda recomenda que a Prefeita e o Vice sejam declarados inelegíveis, o que pode tirá-los definitivamente do cenário político nos próximos anos.
A expectativa agora gira em torno da decisão da Justiça Eleitoral, que deve se manifestar em breve. Mas nos bastidores, o clima é de que a queda da Prefeita e do Vice é questão de tempo.
A manifestação do Ministério Público é vista como um divisor de águas. Até então, aliados da gestão sustentavam que as denúncias não prosperariam. Agora, com o parecer forte e direto, cresce na cidade a convicção de que o mandato da Prefeita Valéria e do Vice Kayque está com os dias contados.
Em Maiquinique, o clima é de tensão e expectativa. Para muitos moradores, a notícia traz à tona o sentimento de que a Justiça está prestes a corrigir as distorções de uma eleição marcada por denúncias e polêmicas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.