Bahia se prepara para alta temporada: ampliação de voos e expectativa no turismo - Bahia Expresso

Últimas


terça-feira, 19 de agosto de 2025

Bahia se prepara para alta temporada: ampliação de voos e expectativa no turismo

Em agosto, Salvador e Ilhéus registraram uma média de 1.178 voos mensais da Azul entre os dois destinos, número que evidencia a importância do corredor aéreo para o turismo regional.


Por Hieros Vasconcelos

O turismo na Bahia se aproxima de mais uma alta temporada de verão com sinais claros de crescimento e expectativa estratégica. Na manhã de ontem, a Azul anunciou a inclusão de 580 voos extras para Salvador e Ilhéus entre 13 de dezembro de 2025 e 1º de fevereiro de 2026, totalizando 85 mil assentos adicionais. Mais do que uma simples ampliação de rotas, o movimento evidencia o papel do setor aéreo como motor econômico, influenciando diretamente a ocupação hoteleira, a gastronomia, o comércio local e a geração de empregos temporários nas cidades estratégicas do estado.
O anúncio ocorreu no Marano Hotel, na Pituba, reunindo representantes da Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA), da Prefeitura de Salvador e da Azul Linhas Aéreas. A iniciativa é vista como um passo estratégico para consolidar a presença da Bahia e da capital no turismo nacional e internacional, reforçando a importância da conectividade aérea na atração de visitantes e no fortalecimento da economia regional.
Com a ampliação, Salvador receberá 432 voos extras, oferecendo 64,9 mil assentos adicionais, o que representa um crescimento de 22% nas decolagens e 25% na oferta de assentos em relação à temporada regular. A cidade passa a contar com novos mercados sazonais, conectando-se a Congonhas (SP), Goiânia (GO), Ribeirão Preto (SP), São José do Rio Preto (SP) e Uberlândia (MG).

Gegê Magalhães, diretor de Turismo de Salvador, avaliou a relevância dessa expansão. “Salvador vem se consolidando cada vez mais na sua infraestrutura turística, com novos equipamentos culturais e investimentos em serviços. A ampliação da malha aérea facilita a comercialização do destino e atrai turistas de diferentes regiões, garantindo que a cidade esteja preparada para absorver a demanda da alta temporada”, afirmou.
Em Ilhéus, a Azul terá 148 voos extras, com 20,1 mil assentos adicionais, alta de 56% nas decolagens e 62% na oferta de assentos. A cidade passa a contar com novos mercados sazonais, incluindo Congonhas e Confins (MG), mantendo as rotas regulares para Goiânia, Campinas, Salvador e Confins.
Em agosto, Salvador e Ilhéus registraram uma média de 1.178 voos mensais da Azul entre os dois destinos, número que evidencia a importância do corredor aéreo para o turismo regional. Com a expansão para a alta temporada, espera-se não apenas aumentar o fluxo de turistas, mas também prolongar a permanência média em Salvador, hoje de 4,2 dias, aproximando-se da média nordestina de 5,5 dias e aumentando o consumo nos setores de hospedagem, alimentação e lazer.

Foto: Romildo de Jesus

A chefe-de-gabinete da Setur-BA, Giulliana Brito, ressaltou a importância da parceria público-privada na expansão da malha aérea e destacou a articulação estratégica entre governo e setor privado. Ela esteve representando o secretário de turismo Maurício Bacelar, que cumpria agenda em Brasília.
“É uma alegria enorme estar aqui nesse evento de divulgação da ampliação de malha aérea. Consideramos a captação de voos fundamental para o incremento do turismo baiano. O governo do estado tem feito essa parceria entendendo a importância dessa sinergia para avançarmos com a malha aérea incrementada, diante da diversidade do nosso Estado e do potencial que a Bahia tem”, declarou.
Azul - A atuação da Azul na Bahia não se limita apenas a Salvador e Ilhéus. A companhia mantém voos regulares para sete cidades estratégicas do estado: Porto Seguro, Guanambi, Ilhéus, Barreiras, Lençóis, Salvador e Una, onde se localiza a Comandatuba.
“Essa diversidade de destinos contribui para ampliar o alcance do turismo baiano, levando visitantes a regiões que combinam praias, cultura e ecoturismo. Salvador, em especial, destaca-se por elevar o ticket médio do visitante, refletindo-se em gastos mais altos com hospedagem, alimentação e serviços, o que reforça a importância da capital como polo de atração turística e econômica na alta temporada”, pontuou um dos membros da companhia, durante o anúncio dos novos voos Salvador/Ilheus.

Bahia está entre destinos mais procurados para lazer, diz diretora da Azul Viagens

A diretora da Azul Viagens, Giulliana Mesquita, destacou o papel estratégico da conectividade da malha aérea para o desempenho da alta temporada. “A Bahia segue entre os destinos mais procurados pelos nossos clientes de lazer. Ampliamos a conectividade para Salvador e Ilhéus a partir de Congonhas e de importantes mercados do interior de São Paulo e do Centro-Oeste. O reforço da malha e dos voos dedicados da Azul Viagens atende à demanda do trade e das nossas lojas, facilitando o acesso dos turistas às praias e experiências do estado durante o verão”, disse.
Mesquita explicou, ainda, que os voos dedicados permitem atender melhor a demanda sazonal e construir uma oferta consistente, garantindo a disponibilidade de pacotes, hospedagem e transporte alinhados com a alta temporada.
Conforme especialistas do turismo, o aumento da malha aérea já provoca movimentações no trade. Hotéis, operadores e empresas de transporte ajustam a logística para absorver a demanda adicional. Segundo eles, o impacto vai além do turismo de lazer, refletindo também na economia criativa, cultura e serviços relacionados, fortalecendo o ecossistema turístico da Bahia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.