PCdoB quer espaço na chapa majoritária de Jerônimo em 2026 - Bahia Expresso

Últimas


sexta-feira, 4 de julho de 2025

PCdoB quer espaço na chapa majoritária de Jerônimo em 2026

A deputada federal Alice Portugal afirmou que o partido tem condições políticas e eleitorais de compor a chapa.



Por Henrique Brinco

O PCdoB quer entrar na briga com o PT e PSD por mais espaço na eleição baiana em 2026. A deputada federal Alice Portugal afirmou que o partido tem condições políticas e eleitorais de compor a chapa majoritária liderada pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT). Segundo ela, embora ainda não exista uma decisão oficial, a sigla deve ser considerada como um das principais aliadas do grupo político que governa a Bahia.
“O PCdoB se julga em condições. É apto a estar na chapa. Ainda não houve nenhuma decisão partidária nesta direção, mas o PCdoB é um partido que está unido com o PT na luta pela democracia, nas alegrias e nas tristezas”, afirmou. Alice destacou ainda a fidelidade do partido ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Congresso Nacional. “Somos o aliado mais fiel, por sinal, na Câmara dos Deputados, o partido que mais vota nas propostas de Lula. Por isso mesmo, está apto, tem musculatura, tem deputados federais, deputados estaduais em quantidade e, evidentemente, estamos na mesa para esse debate”, completou.

Debate

A discussão sobre a presença do PCdoB na chapa de Jerônimo também foi defendida pela deputada estadual Olívia Santana. Ela afirmou que o partido tem prerrogativas para reivindicar espaço na composição majoritária. “Nós temos quatro deputados estaduais, dois federais. Somos um partido de porte médio na Bahia, que também precisa ser considerado, enquanto partido político, que compõe esse bloco de alianças feitas pelo governador Jerônimo, pelos senadores liderados por Wagner”, disse Olívia. “Queremos, sim, obviamente afirmar a nossa presença, já que somos um partido de porte médio.”
O secretário estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Augusto Vasconcelos, por sua vez, também reforçou a legitimidade do partido para pleitear uma vaga. Ele confirmou que há diálogo com o governador sobre o tema. “Estamos em diálogo, construindo a unidade para que nós tenhamos uma chapa vitoriosa no próximo ano”, disse.
Vasconcelos destacou o peso político da legenda. “Temos a possibilidade de eleger três deputados federais no próximo ano. Temos quatro estaduais, dezenas de prefeitos, centenas de vereadores. É um partido que contribui programaticamente e com seus quadros para compor qualquer chapa”, declarou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.