A Câmara de Vereadores de Ibicaraí realizou na noite da última quarta-feira, dia 14 de agosto, a 19ª sessão ordinária do segundo biênio de 2024. A sessão contou com a presença dos vereadores Herbert Santana, Leonardo Alves, Francisco Henrique, Aroldo Abreu, Alam Rogério, Clícia Maria, Silvana de Santana, José Raimundo Soares Simões (DuArtes), Edivaldo dos Santos (Edy da Vila) e Ednaldo José dos Santos (Lió), além do diretor administrativo da Câmara, Moisés Messias
Se fizeram presentes ainda a diretora do Colégio Estadual Luiz Eduardo Magalhães (CELEM), Rosenda Cardoso, as professoras Tatiana Oliveira Evaristo (que fez uso da tribuna) e Jéssica Gama, além da turma de alunos do terceiro ano Integral, imprensa local, pré-candidatos ao legislativo municipal, comerciantes, empresários e representantes da comunidade.
O presidente da Casa, Herbert Santana, abriu a sessão com a contagem dos edis presentes e em seguida solicitou da vereadora Silvana a leitura de um trecho bíblico. Na sequência o diretor administrativo da Câmara, Moisés Messias, fez a leitura da ata da última sessão, que foi aprovada por unanimidade pelos edis presentes. Moises leu também o Expediente do Dia com a apresentação dos Projetos de Lei (PL) 019 e 020/2024.
Na sequência Herbinho dispensou o Pequeno Expediente e iniciou o Grande Expediente por até 10 minutos para os vereadores presentes. Na oportunidade fizeram uso da palavra os vereadores Silvana de Santana, Leonardo Alves, Lió, Alam Rogério, DuArtes, Aroldo Abreu, Edy da Vila, Clícia Guerreira e o presidente da Casa Herbert Santana.
Os edis fizeram uso da tribuna para prestar contas dos seus mandatos, enaltecendo o papel do vereador, parabenizando e cobrando a gestão por ações ao longo do atual mandato. Todos os vereadores elogiaram a iniciativa dos alunos do 3° ano Integral do CELEM, que sob a orientação da professora Tatiana Oliveira Evaristo, elaboraram a proposta de uma Casa de Apoio para Mulheres, Crianças e Adolescentes vítimas de violência doméstica, como forma de estabelecer a segurança e bem-estar dos mesmos, o qual virou o Projeto de Lei 020/2024, que será votado na próxima sessão.
A professora Tatiana Oliveira fez uso da Tribuna Popular para falar da iniciativa dos seus alunos e na oportunidade falou do Projeto da Casa Acolhedora e da escolha da vereadora Clícia Guerreira para representar esse tão importante projeto na Câmara. Tatiana lembrou que é preciso ter um espaço para proteger essas vítimas e lembrou que ainda hoje a violência doméstica é um tema delicado, apesar dos 18 anos de existência da Lei Maria da Penha. “Mulheres em todo o Brasil diariamente são vítimas de violência doméstica. Muitas vezes falta apoio até da família, mas é importante dizer que essa luta e de toda a sociedade. Preciso parabenizar meus alunos, que conceberam tão importante projeto, e agradecer o apoio dessa Casa de Leis que nos recebeu e que com fé em Deus irá aprovar esse PL”, disse Tatiana.
A aluna Jaqueline Rios, representante da turma do terceiro ano integral do CELEM, também fez uso da tribuna e foi breve, agradecendo a oportunidade e o apoio dos vereadores.
Na parte final da sessão o presidente Herbinho parabenizou a professora, a diretora e todos os alunos do CELEM presentes na sessão. “Essa Casa de Leis estará sempre aberta e apoiará esses temas tão importante. Voltem sempre e tragam novas ideias e propostas”, disse. Por fim Herbinho falou da atual sessão e da importância da participação popular, em especial dos jovens. O presidente falou do trabalho e do compromisso da Câmara de Vereadores e no final encerrou a sessão convidando a todos para a próxima sessão que acontecerá na próxima quarta-feira, dia 21 de agosto de 2024..
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.