Sessão da Câmara de Ibicaraí tem palestra da PM sobre implantação de serviço de monitoramento - Bahia Expresso

Últimas


Ita melhor

domingo, 26 de maio de 2024

Sessão da Câmara de Ibicaraí tem palestra da PM sobre implantação de serviço de monitoramento







A décima segunda sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Ibicaraí aconteceu na noite de quarta-feira, dia 22 de maio, e na oportunidade contou com a presença dos vereadores: Jonathas Soares (que assumiu a presidência da casa interinamente) José Raimundo Soares Simões (Dú Artes), Aroldo Melo (Aroldão do Povão), Edivaldo dos Santos (Edy da Vila), Alam Rogério (Alam do Bairro Novo), Clícia Guerreira e Ednaldo José dos Santos (Lió).
A sessão contou ainda com as presenças do diretor administrativo da Câmara, Moisés Messias, o assessor jurídico Carlyle Assis, a intérprete de Libras da Câmara Andrea Silva Souza, imprensa local e público além das ilustres presenças do comandante da 63ª CIPM Major PM Cláudio Lopes e o Capitão Luciano Jovita (de Itabuna) que fez uma apresentação sobre o Centro Integrado de comunicação (CICOM).
O presidente interino da Casa Jonathas Soares iniciou a sessão solicitando a contagem dos edis presentes e na sequência o vereador Alam Rogério fez a leitura de uma passagem bíblica. No momento seguinte o diretor legislativo Moisés Messias fez a leitura da Ata da sessão anterior que foi aprovada por unanimidade por todos os vereadores presentes.
Jonathas Soares seguindo o rito da Casa, deu início a sessão solicitando do diretor administrativo a leitura do expediente. Moisés fez a leitura do Projeto de Resolução nº 01/2024 que anula o ato da presidência referente em edital intimatório da Resolução nº 01/2022, referente a prestação de contas do exercício financeiro de 2019, na gestão do prefeito Luiz Jácome Brandão Neto, tendo definida nova data para julgamento das contas no dia 12 de junho, dando o amplo direito de resposta ao ex-prefeito. Na sequência o diretor Administrativo leu a Indicação número 11/2024 e um edital do poder Público Municipal sobre a audiência pública relativa ao 1º quadrimestre de 2024.
Na sequência o presidente da casa dispensou o Pequeno expediente e passou a palavra ao Major PM Claudio Lopes que fez a apresentação do Capitão Luciano Jovita, coordenador do Centro Integrado de comunicação (CICOM) Costa do Cacau, com sede em Itabuna, responsável pela telecomunicação da segurança pública na Região Cacaueira.
Major PM Claudio Lopes apresentou o Capitão PM Luciano Jovita e explicou que a ideia é mostrar todos os recursos tecnológicos que a Polícia Militar da Bahia dispõe no momento e a possível instalação de uma base CICOM no município com todo o sistema de monitoramento em pontos da cidade.
Por mais de uma hora o Capitão PM Luciano Jovita explicou como funciona o sistema de monitoramento CICOM, hoje atuando com 19 unidades e atendendo 35 municípios da Bahia. O capitão mostrou fotos da moderna base em Itabuna, o trabalho de inteligência da PM, além de explicar como funciona o sistema de câmeras nesses municípios e como a polícia atua. O capitão deu expressivos números de casos resolvidos, com quase 100% de precisão no reconhecimento facial e na resolução de crimes e descobertas de carros roubados e clonados. Jovita disse que Ibicaraí faz parte do processo de expansão desse serviço e que em um futuro breve a cidade será contemplada com o serviço na cidade, com a implantação de 18 modernas câmeras de vídeo monitoramento.
Na sequência da sessão aconteceu o grande expediente com o uso da tribuna pelos edis Aroldo Melo, Alam Rogério, Ednaldo José dos Santos (Lió) e José Raimundo Soares Simões (Dú Artes).
Em seguida foi aberta a Ordem do Dia com a discussão única do Projeto da resolução 001/2024 que foi aprovado por unanimidade. A resolução aprovada será publicada no veículo oficial da Casa. Por fim, o presidente declarou encerrada a sessão e convidou a todos para a próxima sessão que acontecerá na próxima quarta-feira, dia 29 de maio de 2024.
















Nenhum comentário:

Postar um comentário