Um artigo do estudante Arthur Kazuo de Jesus
Ikuta
e do professor Pablo Fernandes Costa de Marinho, do curso de Engenharia Elétrica da Faculdade Madre Thaís, foi publicado nos Anais do IV Simpósio Internacional em Ciência, Inovação e Modelagem em Materiais. A iniciativa foi uma realização conjunta entre docentes
e discentes do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Inovação e Modelagem em Materiais (PROCIMM) da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).
O trabalho apresenta a concepção de um sistema de irrigação automatizada, utilizando o microcontrolador Arduino
Uno. Esse sistema tem potencial de uso para regar plantas, proporcionando uma solução eficiente e prática. De acordo com o projeto, a ideia consiste em uma plataforma eletrônica com lógica simples e prática, capaz de automatizar a irrigação por meio de um
sensor de umidade. Esse sensor realiza a leitura da umidade do solo para determinar se é necessário irrigar a planta, eliminando a necessidade de intervenção manual.
A decisão de apresentar o projeto no Simpósio partiu do professor, que ressaltou a importância de integrar projetos
de baixo custo em eventos de grande magnitude. Isso não só demonstra as possibilidades de implementação de novas ideias tecnológicas, mas também destaca a relevância da contextualização da engenharia na sociedade contemporânea.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.