Câmara de Vereadores de Ibicaraí realiza 16° sessão ordinária no pós-recesso - Bahia Expresso

Últimas


sábado, 5 de agosto de 2023

Câmara de Vereadores de Ibicaraí realiza 16° sessão ordinária no pós-recesso

 


A Câmara de Vereadores de Ibicaraí voltou do recesso do primeiro semestre de 2023 e realizou na noite de quarta-feira, dia 2 de agosto, a décima sexta sessão ordinária do segundo biênio 2023/2024. A sessão contou com a presença dos vereadores Herbert Santana (presidente), Jonathas Soares (vice-presidente), Francisco Araújo Henrique (1º secretário) e José Raimundo Soares Simões (2º secretário), além dos vereadores Aroldo Melo, Clícia dos Santos Nascimento, Ednaldo José dos Santos, Edivaldo dos Santos, Alam Rogério e Silvana Santana, e o diretor administrativo da Casa, Moisés Messias. 

O presidente abriu a sessão solicitando do primeiro secretário Francisco Araújo Henrique a contagem dos edis presentes e em seguida solicitou da vereadora Silvana Santana a leitura de um trecho bíblico. Dando seguimento o presidente da Casa solicitou ao diretor administrativo Moisés Messias a leitura da Ata da sessão anterior, a qual foi aprovada por unanimidade.

Dando continuidade a sessão, o presidente pediu ao Diretor Administrativo a leitura do Pequeno Expediente, sendo feita a leitura do ofício 26/2023, além da leitura do estudo de estimativa das receitas do exercício financeiro de 2024. Na sequência foi aberto o Grande Expediente com a Tribuna da Câmara ficando a disposição dos edis pelo tempo máximo de 10 minutos.

A palavra foi franqueada aos Vereadores Lió, Alam Rogério, José Raimundo Soares Simões (DuArtes), Silvana Santana e Chico do Doce, que fizeram críticas contundentes e cobranças à gestão no que se refere a infraestrutura, saúde, educação, estradas vicinais, posicionamentos concretos quanto às indicações feitas pela Casa. 

Em seguida, também foi franqueada a palavra ao Vereador Aroldo Melo, que igualmente aos seus antecessores, saudou a todos presentes, abrindo um parêntese para falar sobre as dificuldades em gerir o Município, lembrando que apesar de justas, as cobranças feitas não podem estar dissociadas destas dificuldades, tão pouco a luta da gestora para trazer avanços para o Município juntamente com a Câmara deve ser ignorado ou esquecido. 

O edil ainda parabenizou as inaugurações de ruas nos Bairros Corina Batista e Duque de Caxias. Além de emendas que serão destinadas ao município pelo Deputado Federal Paulo Azi, isso dito e firmado durante as inaugurações, algo que gera grande expectativa principalmente para novos calçamentos a serem realizados a exemplo do Bairro Delfino Guedes. Foram citadas que apesar das dificuldades e de muito ainda por fazer, 10 escolas municipais já foram reformadas (com recursos próprios) e 2 estão em processo de andamento.

Por último, o Presidente da Casa, Herbert Santana fez a saudação a todos e parabenizou a tribuna livre, o posicionamento e as cobranças de cada edil. Herbinho falou da discussão sobre a mobilidade urbana e o trânsito da cidade. O presidente falou também de uma rede de esgoto na Rua Lorena Teles e o serviço inacabado realizado pela secretaria de Infraestrutura. Além disso, o presidente enfatizou algumas cobranças feitas anteriormente na fala de seus pares, a exemplo da ausência de remédios nas USF, cujas providências precisam ser adotadas o quanto antes. “Não pode faltar remédio no CAPS, nos postos e no Hospital. O povo não pode ir nesses locais em busca de atendimento e ser medicado e voltar para casa sem remédio". Por último, Herbinho falou sobre a situação da educação na questão pontual da APLB local e mais uma vez colocou a Câmara de Vereadores à disposição para uma ampla discussão do tema e a busca por uma solução.











Nenhum comentário:

Postar um comentário