Ibicaraí: Entrevista com a prefeita Dra. Monalisa Tavares - Bahia Expresso

Últimas


Ita melhor

quarta-feira, 12 de abril de 2023

Ibicaraí: Entrevista com a prefeita Dra. Monalisa Tavares



Prefeita de Ibicaraí fala ao site  Bahia Expresso do seu mandato e os avanços em dois anos de gestão

Bahia Expresso  – Fale um pouco sobre Monalisa Tavares.

Prefeita Monalisa TavaresSou uma mulher forte, determinada, verdadeira e temente a Deus, que ama a família que tem, ama Ibicaraí e o seu povo. Uma pessoa que estudou e continua estudando muito medicina e política pública. Sei que tenho um temperamento forte, que só é menor que o meu amor pelo cuidar do meu povo. Quando decidi que seria médica era porque eu queria (e ainda continuo querendo) cuidar de gente. Cuidar da minha gente. 

Bahia Expresso – A senhora está no seu segundo mandato. Qual experiência obtida?

Prefeita Monalisa TavaresAmadureci muito nos últimos anos. As derrotas na política e as perdas de algumas pessoas que amava (e sempre amarei) me machucaram muito, o que me transformou em uma pessoa melhor, mais centrada e focada no meu objetivo maior: entregar Ibicaraí melhor do que eu encontrei quando assumi o Executivo Municipal. Hoje, no segundo mandato, tenho uma equipe que apesar de jovem, (tem ótimas ideias) e é bastante qualificada. É fato que a vontade de fazer muito por Ibicaraí depende do momento político. Assumimos a cidade no epicentro de uma pandemia mundial, com o país vivendo duas crises: uma na saúde e outra econômica, mas estamos avançando.

Bahia  Expresso  – Quando a senhora assumiu a prefeitura de Ibicaraí, como recebeu o executivo municipal?

Prefeita Monalisa Tavares Tomei um susto! A prefeitura e todas as suas secretarias estavam um verdadeiro caos. Encontrei pouca coisa no lugar. A Educação estava abandonada. Todas as escolas fechadas e precisando de reformas. Encontrei creches entregues às traças. Na creche Belizana Pereira (na Salomeia) o telhado tinha desabado. Perda total de tudo. Reconstruímos tudo. Já reformamos, requalificamos e ampliamos algumas escolas do município. Na Saúde não foi diferente: reformamos todos os postos de Saúde; Inauguramos e colocamos o SAMU para funcionar; Reformamos o hospital, reconstruímos o muro, trocamos a parte elétrica e finalmente adquirimos um Raio-X; Fizemos praças, concluímos dois módulos da feira, mais a aquisição de barracas e reforma dos banheiros e construção do piso da feira; Já fizemos 4 quilômetros de rede de esgotos, o saneamento básico do Cristo; Asfaltamos a Vila Felicidade, calçamos a Rua Salvador Borges, rua Saturnino Marques ‘Rua do Cacau’, e um trecho da Travessa Adrião Macêdo e agora estamos calçando as ruas do Loteamento Raimundo Esteves. É preciso dizer que acabamos com o Lixão (que era um problema crônico, de décadas) assim que assumimos. São muitas obras que fizemos e muitas que estão chegando, como as 150 casas populares no bairro do Luxo, que iniciaremos em breve.

Bahia Expresso– Como está a situação financeira da Prefeitura de Ibicaraí?

Prefeita Monalisa TavaresPegamos uma cidade falida, como a maioria das cidades pequenas da Bahia. Temos inúmeras dívidas que se arrastam há décadas, mas estamos trabalhando muito e é importante dizer que tenho tido o apoio com emendas parlamentares e de custeio dos meus deputados Paulo Azi (Federal) e Tiago Correia (Estadual), que muito tem ajudado Ibicaraí. Sofremos recentemente no final do ano passado com a chegada do E-Social, que foi um baque nos cofres públicos. É sabido que gerimos uma cidade que tem sempre a despesa maior que a receita. Assim que assumi precisei tomar uma medida dura para equilibrar as contas da Secretaria de Educação. Mesmo com pouco dinheiro nós temos feito muito, basta olhar quantas escolas, creches e postos de saúde nós reformamos com recursos próprios.

Bahia Expresso – Em relação aos vereadores, como está o relacionamento?

Prefeita Monalisa TavaresOs poderes Executivo e Legislativo são independentes, mas precisam andar alinhados pelo bem da cidade. Tenho o maior respeito e não procuro interferir na Casa de Leis e nos edis que ali trabalham. Sempre que recebemos alguma cobrança do Legislativo (normal, no processo democrático), nós buscamos averiguar, separando a boa cobrança e fiscalização da politicagem e rapidamente atuamos no problema detectado, respondendo com trabalho, afinal o papel do vereador é fiscalizar. Fora isso eu tenho uma boa relação com todos e sempre que posso frequento o parlamento. Tudo o que for para o povo e pelo povo, terá o meu apoio.

Bahia Expresso – O ex-prefeito deixou algumas obras inacabadas. Como a senhora está agindo para regularizar essa situação?

Prefeita Monalisa Tavares Obra inacabada é sempre um problema, pois dinheiro parado desvaloriza. Um grande exemplo dessa constatação é a obra da avenida. A gestão anterior não fez o asfalto e por azar nosso o combustível dobrou de preço e com isso o quilômetro de asfalto mais que dobrou. Encontrei a avenida destruída e dinheiro insuficiente e muito desvalorizado para construir a obra. Tudo o que temos feito da gestão anterior, tem sido necessário colocar dinheiro público para concluir a obra. 

Bahia Expresso  – A senhora agora, além de prefeita, ocupa um cargo na UPB. Fale um pouco dessa nova função.

Prefeita Monalisa TavaresSim! Sou Conselheira Fiscal da Diretoria Executiva da União Nacional dos Municípios da Bahia (UPB) e tive a oportunidade de ir para Brasília na XXIV Marcha dos Prefeitos, onde defendemos pautas municipalistas como a reforma do Pacto Federativo e redução da alíquota do INSS para os municípios. Aceitei essa nova missão e espero poder ajudar a UPB e a Bahia.

Bahia Expresso – Como a senhora avalia a eleição de 2022 em Ibicaraí?

Prefeita Monalisa TavaresExtremamente positiva! Tivemos números satisfatórios e extremamente expressivos no cenário local. Reelegemos nossos parceiros deputados dentro de um pleito muito complicado e difícil. É preciso dizer que a cidade tem grupos políticos com um histórico. Disputamos uma política acirrada (dentro do campo político ideológico). A política de palanque passou e hoje somos parte de uma federação com 5.570 municípios e um estado com 417 cidades que precisam de ajuda e um olhar igual. O momento hoje é de fazer política social e buscar o melhor para o Brasil, a Bahia e Ibicaraí.

Bahia Expresso – Alguns membros de grupos opositores citam que a senhora estaria inelegível em 2024. O que tem a dizer sobre isso?

Prefeita Monalisa TavaresPreciso rir com essa pergunta. É sempre a mesma história (figurinha repetida). Que eu saiba, se existe alguém inelegível não sou eu. Não tem nada que me impeça de ser candidata. Tenho coisas mais importantes para fazer nos próximos 19 meses. Tenho uma cidade para governar e muito trabalho para fazer. Não é o momento de pensar em eleição. Precisamos arregaçar as mangas e trabalhar muito por Ibicaraí. Política de palanque nesse momento é para quem não tem o que fazer (não é o meu caso). Na hora e no momento certo, determinado pela justiça eleitoral, falaremos e faremos política.

Bahia Expresso  – Deixe suas considerações finais.

Prefeita Monalisa Tavares – Quero desejar a todo o povo da minha querida e amada Ibicaraí um ano de 2023 cheio de muita luz, paz, saúde e prosperidade. Que O nosso Bom Deus posso nos mostrar sempre o caminho da verdade e da prosperidade. Eu e minha equipe estamos trabalhando muito e buscando sempre o melhor para nossa cidade, tanto a nível estadual como federal. Todos sabem o quanto luto e peço, juntamente com meus deputados Paulo Azi (Federal) e Tiago Correia (Estadual) por Ibicaraí. Esse ano muita coisa boa vai acontecer. Temos ruas para calçar nos bairros Duque de Caxias e Corina Batista, Vila Emílio Izabel e Cajueiro e em breve começaremos a construção das 150 casas populares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário