Prefeitura de Ibicaraí fez diversas ações em alusão a Semana do Meio Ambiente - Bahia Expresso

Últimas


Ita melhor

quarta-feira, 8 de junho de 2022

Prefeitura de Ibicaraí fez diversas ações em alusão a Semana do Meio Ambiente

 



A prefeitura de Ibicaraí, através da Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, com o apoio da Secretaria de Educação, realizou nos últimos 10 dias diversas ações no município em alusão ao 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente.

As ações tiveram início no domingo, dia 29 de maio, com uma grande Caminhada Ecológica a favor das matas, montanhas e nascentes do município, realizada pela Turma da Caminhada e contou com o apoio da prefeitura, que doou 200 garrafas de água, disponibilizou ambulância, um carro de apoio, 10 camisas para os monitores e o suporte das secretarias de Agricultura e Meio Ambiente, Cultura Esporte e Lazer e Saúde. Na oportunidade foram plantadas 20 mudas de árvores nativas da região pelos integrantes da Caminhada.

Na segunda-feira, dia 30 de maio, a Secretaria de Agricultura, em parceria com a Secretaria de Educação, deu início a uma série de palestras alusivas ao meio ambiente e a importância da coleta seletiva e o destino de todo resíduo sólido produzido pelo homem em todas as escolas do município, culminando hoje, quarta-feira, 8 de junho. 

Na oportunidade o Secretário de Agricultura, Fredson Santos e o Diretor de Meio Ambiente, Fábio Valentim, além das palestras nas escolas, ainda explicaram o significado das cores dos vasos de lixo para a coleta seletiva: azul (papel/papelão), vermelho (plástico), verde (vidro), amarelo (metal) e marrom (lixo orgânico) e mostraram para os alunos como é feita a separação do lixo. 

O Colégio Gilberto Amado aproveitou a semana de conscientização e preservação sobre o Meio Ambiente e fez uma caminhada com as turmas de alunos do fundamental I pelas principais ruas da cidade.

No Grupo Escolar Olavo Bilac, no distrito do Cajueiro Velho, Fred aproveitou a presença da Secretária de Educação Miriam Andrade e equipe da Educação, juntamente com a turma de alunos e plantaram mudas de árvores ao lado do campo de futebol. 

“Estamos fazendo diversas ações em parceria com outras secretarias. Apoiamos e colaboramos com a II Caminhada Ecológica. Participamos com a Secretaria de Educação desse projeto de conscientizar os estudantes da importância da Coleta Seletiva e o destino do resíduo sólido, visitando, fazendo palestra e explicando o uso correto dos vasos de lixos para a coleta seletiva. Aproveitamos de forma provisória um espaço na rodoviária, e montamos um viveiro de mudas, onde estamos plantando diversas variedades de árvores nativas da região. Nesse mês já disponibilizamos mudas de árvores para o plantio na Serra da Estância Manacá e na Serra do Córrego Grande. Graças a Deus foram muitas ações voltadas para o meio ambiente. É uma semente que estamos plantando para que as futuras gerações possam colher no futuro”. Disse Fred.

De acordo com o Diretor de Meio Ambiente, Fábio Valentim, esse projeto de palestras nas escolas visa a conscientização e o desenvolvimento da coleta seletiva de resíduos e a importância para o processo de formação dos alunos, mostrando e interagindo com os mesmos, uma vez que o meio ambiente é parte integrante e fundamental do planeta. “Nosso propósito é conscientizar o aluno com relação ao cuidado com o meio ambiente e o processo correto da coleta seletiva”, disse Fábio.

Participaram das ações relativas a Semana do Meio Ambiente o Grupo Escolar Ramiro Berbert de Castro (Distrito da Saloméia), Creche Yêda Barradas, Grupo Escolar Gilberto Amado, Grupo Escolar Ângelo Magalhães, Colégio Ressurgir, Grupo Escolar Léa Galrão, Grupo Escolar Olavo Bilac (Distrito do Cajueiro Velho), Raimundo Cordeiro de Almeida (Distrito do Cajueiro Novo), Colégio Municipal no distrito Emílio Izabel, Natércia Kauark, Coracy Magalhães Ally, José Tito de Lima, além das escolas particulares

As ações nas escolas contaram com a coordenação geral da Secretária de Educação, Miriam Andrade, do professor Harmensz Assis e das Coordenadoras Pedagógicas Maíra de Oliveira Novaes e Rita de Cássia de J. Prado da Silva e contou ainda com a colaboração da professora Joelma Cristina S. Nascimento, do O Boticário – Grupo Velânes (Bote Recicla) e CAGIL.































Texto e fotos: Ascom Prefeitura de Ibicaraí

Nenhum comentário:

Postar um comentário