Secretaria de Saúde promove mobilização social contra a dengue em bairros de Itabuna - Bahia Expresso

Últimas


Ita melhor

quarta-feira, 30 de junho de 2021

Secretaria de Saúde promove mobilização social contra a dengue em bairros de Itabuna


Os agentes de endemias da Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Itabuna fizeram na terça-feira, dia 29, mais mobilização social nos bairros visando o controle e o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. A ação da Vigilância Sanitária aconteceu nos bairros Antique, Novo Horizonte, Corbiniano Freire e Daniel Gomes.
Segundo o Levantamento de Índice Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) realizado no início deste mês em Itabuna, essas localidades registraram altos índices da presença do mosquito. E a ação dos Agentes de Combate às Endemias objetivou orientar a população a manter-se vigilante para eliminar focos e impedir a reprodução do Aedes aegypti.
As equipes de endemias também aproveitaram as visitas domiciliares para fazer o tratamento de caixas d´água, pulverização focal, como informou a chefe da Divisão do Programa de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde, Lucimar Santos Ribeiro.
Ela lembra que, embora o índice de infestação na cidade tenha caído de 8,8% em abril para 6,8% em junho, os números continuam altos. “Por isso, é importante a realização de ações permanentes, como a mobilização social, mas, também, é imprescindível a participação da comunidade na luta contra este inseto que causa grandes danos à comunidade com a disseminação de arboviroses”, reforçou.
O agente de endemia Clodoaldo Santos de Oliveira, que supervisiona o trabalho das equipes, disse que o serviço diário nas mais diversas áreas da cidade tem sido bem recebido pelas famílias. Mas, segundo ele, isso só não é suficiente.
“É preciso que cada um faça sua parte na prevenção e no cuidado permanente em casa, para evitar água parada e reservatório tanques e vasilhames descobertos, além de calhas obstruídas e acumulando água e até vasos de plantas aquáticas sem tratamento”, concluiu


Nenhum comentário:

Postar um comentário