Prefeitura de Ibicaraí apresenta balanço dos primeiros cem dias de governo, durante coletiva de imprensa
Na manhã da última sexta-feira (09), após convocar uma coletiva de imprensa no prédio da Câmara Municipal, a prefeita de Ibicaraí, Monalisa Tavares, juntamente com todo o seu secretariado, apresentou um balanço dos primeiros cem dias das ações da gestão.
O primeiro secretário a usar a palavra foi Olivério Leal (Cultura, Esporte e Lazer), que informou já ter encaminhado diversos projetos para a Bahiatursa. Comentou sobre o Projeto Música na Mesa, que está disponibilizando aulas de violão e composição de músicas para crianças, com toda segurança, usando álcool gel e respeitando o distanciamento social. O secretário afirmou que futuramente as crianças poderão contar com aulas de percussão, balé, artesanato e muito mais. Informou ainda, que também está desenvolvendo um projeto em parceria com a Secretaria de Infraestrutura e a de Agricultura, para instalação de quadras de areia para a prática de futevôlei.
Em seguida, o secretário Fredson Santos (Agricultura e Meio Ambiente) informou que a pasta, em parceria com a Secretaria de Infraestrutura, iniciou um mapeamento para realizar a manutenção das estradas vicinais do município, Fred relatou que já foi concluída a manutenção da estrada da Saloméa, e que outras estão em andamento. Disse ainda que a Secretaria realizou a troca de lâmpadas no assentamento Santa Luzia e que realizou uma campanha de conscientização no Dia da água, onde foram entregues 1500 panfletos com informações. Finalizando, informou que a Secretaria participou de diversas reuniões e seminários com diversos órgãos estaduais, em busca de melhorias e recursos para o município.
Joadson Evangelista (Secretaria de Governo) disse que Ibicaraí hoje é vista de forma diferente dentro na nossa Microrregião. Afirmou que a prefeita Monalisa tem buscado diversas parcerias para melhorar ainda mais a cidade e que a mesma tem demonstrado muita sensibilidade e vontade de trabalhar, e que hoje, todo munícipe tem orgulho de dizer que mora em Ibicaraí.
Na sequência, a secretária Luna Tavares (Saúde) apresentou o balanço das ações até aqui, entre elas destacam-se: trabalho de conscientização nas ruas, através de orientações de prevenção à COVID-19; testagem de RT PCR no Hospital, 3 vezes na semana; implantação do tele monitoramento (formado por uma equipe de enfermeira, psicóloga e assistente social) para atender pacientes com suspeita ou testados positivos; conscientização ao comércio em relação às medidas preventivas em parceria com a Secretaria de Assistência Social e a Secretaria de Administração; rondas noturnas para cumprimento de decretos em parceria com a Polícia Militar; elaboração e apresentação do Plano Municipal de Vacinação Contra Covid-19; aplicação de 4516, das 4716 vacinas recebidas; realização do Drive Thru para vacinação da COVID; contratação de mais ACES (Agentes de Endemias), obtendo 100% de cobertura para as ações de enfrentamento às arboviroses; reabertura das 11 UBS: todas com médicos, enfermeiros, técnicos e todos os consultórios odontológicos funcionando; aquisição de novos computadores para a informatização das UBS; - implementação do Núcleo de Saúde Mental, com uma equipe de psicólogos no CAPS; implantação do SAMU, com 5 equipes preparadas para melhor atender a população; implantação da Central de Regulação, onde foram realizadas 484 consultas com diversas especialidades, entre elas: Cardiologista, Ortopedia, Otorrino, Oftalmo e muitas outras; realização de 1480 procedimentos (exames, cirurgias e procedimentos de média e alta complexidade); realização da limpeza, manutenção da área verde e pintura da fachada do Hospital Arlete Maron de Magalhães; médicos plantonistas, todos os dias 24 horas; realização de mais de 20 partos; fornecimentos de fardamentos e roupas privativas individuais; atendimento de especialidades como: Gastro, Proctologista, Pediatria com teste do olhinho e do coraçãozinho, Geriatria, Ortopedia e Cirurgião; início da implantação do Raio – X no Hospital; 11.487 atendimentos ambulatoriais e 103 internamentos realizados e inauguração da nova sede da Secretaria de Saúde, para melhor atender a população.
Dando continuidade, a secretária Cristiane Arraes (Administração) comentou sobre algumas ações: recuperação da iluminação do terminal rodoviário; regularização da folha de pagamento dos funcionários; reforma de móveis e pintura do prédio da Prefeitura; instalação do ponto SAC, que oferece diversos serviços; higienização e desinfecção dos setores administrativos; organização da tabela de horários do transporte coletivo para o povoado do Cajueiro; implantação da Ouvidoria Municipal e apoio logístico e estrutural da implantação do Balcão de Justiça Itinerante.
Artur Peixoto, gestor municipal de Convênios, explicou detalhadamente sobre a situação atual dos convênios que o município possui e também informou que encontrou todas as obras paralisadas. Falou sobre a inauguração de algumas obras e sobre a reprogramação da obra na avenida principal da cidade.
Logo após, a secretária Yanca Soares (Infraestrutura) disse que o desafio à frente da pasta está sendo muito grande e comentou sobre algumas ações que já foram realizadas: manutenção de diversas máquinas que estavam sucateadas; troca de lâmpadas nos postes em toda cidade; entrega de EPIS para funcionários; entrega de duas máquinas compactadoras para a coleta de lixo; limpeza e operações tapa buracos, por toda a cidade; manutenção das praças; manutenção e reforma do prédio da Prefeitura; reconstrução do ponto de ônibus do Bairro Duque de Caxias; construção de redes de esgoto e a inauguração de praças nos bairros.
A secretária Marlene Nascif (Assistência social) comentou sobre as dificuldades que encontrou quando assumiu a secretaria, devido à falta de informações sobre cadastros, e que foi necessário realizar todo o cadastro de pessoas novamente. Comentou também sobre a queda de mais de 50% dos recursos que eram enviados pelo Governo Federal a Secretaria de Assistência Social. Relatou sobre as capacitações que foram realizadas com as esquipes do Bolsa família, CRAS e CREAS. Para encerrar, informou sobre o atendimento do Bolsa Família nos assentamentos rurais, buscando beneficiar as famílias que não tinham acesso ao programa.
Em seguida, a secretária Miriam Andrade (Educação) informou que encontrou as contas da pasta praticamente zeradas, e com muitas dívidas. Relatou que realizou visitas técnicas nas estruturas das escolas e encontrou diversos problemas. A secretária também listou as principais ações da sua secretaria nos 100 primeiros dias: implantação do planejamento pedagógico unificado (que não existia anteriormente); entrega de atividades remotas para os alunos de todas as unidades escolares; pagamento do restante do 13º dos professores referentes ao ano de 2020; realização do Encontro Pedagógico Virtual; reinauguração da Biblioteca Municipal, totalmente revitalizada e oferecendo aulas de músicas, canto e dança, em um ambiente totalmente reformado e com todos os computadores funcionando. Finalizando, comentou sobre o lançamento do projeto Conectados com a Leitura.
O diretor do SAAE, Thallis Leal relatou sobre o processo de retorno do abastecimento de água no povoado da Saloméa e lembrou que os moradores de lá já estavam recebendo assistência através de carros-pipa. Durante a sua fala, destacou as principais ações do órgão: manutenção dos equipamentos que foram entregues em más condições de uso; reforma do escritório e da estação de tratamento; reforma, manutenção e legalização da frota de veículos; manutenção para reativação da caixa de água do Bairro Bela Vista; ampliação da rede para atender as casas populares do Bairro Duque de Caxias e realização de campanha de conscientização no Dia da água.
O secretário Odemir Silva (Finanças) iniciou a sua fala relatando as dificuldades financeiras que encontrou ao acessar as contas da Prefeitura e sobre a necessidade de realizar um planejamento do pagamento do PASEP e INSS, que estavam em atraso, devido à falta de repasse dos pagamentos na gestão passada. Outros assuntos abordados pelo secretário foram: realização do pagamento do AC dos coordenadores e do 13º dos professores, referentes ao ano de 2020; projeto de REFIS, para facilitar a quitação de dívidas dos munícipes em atraso com o município e a regularização para a realização dos empréstimos consignados com o Banco Bradesco.
O vice prefeito, Adelson Oliveira afirmou que já é possível perceber no município uma significativa mudança nos 100 primeiros dias da gestão. Parabenizou a todos os secretários e servidores pelo trabalho que vem sendo realizado e disse que percebe o sorriso das pessoas nas ruas e vê a esperança em seus olhos.
Para finalizar, a prefeita Monalisa Tavares afirmou estar bastante orgulhosa por todo trabalho que foi realizado nos primeiros 100 dias da sua gestão e elogiou a cooperação e a união entre as secretarias. Disse que já consegue sentir um olhar de esperança nas pessoas e já vê um comércio bem mais fortalecido. Afirmou que o respeito e a dignidade dos funcionários da Prefeitura estão sendo recuperados a cada dia. Comentou sobre a eficiência da aplicação das vacinas destinadas ao município, que levaram Ibicaraí a posição de primeiro lugar nos municípios da Macrorregião. A prefeita também comentou sobre a inauguração da Biblioteca Municipal e agradeceu pela placa instalada no local, em homenagem ao seu pai, Pepê Tavares. Informou que a gestão está em contato com o SENAI em busca de parcerias para oferecer cursos profissionalizantes no município. Para finalizar, agradeceu a presença de todos e informou que até o próximo mês estarão sendo distribuídos os colchoes e cestas básicas para as famílias que foram atingidas pelas enchentes que ocorreram no ano passado em Ibicaraí.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.