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Prefeitura de Ibicaraí apresenta balanço dos primeiros cem dias de governo, durante coletiva de imprensa

 

Prefeitura de Ibicaraí apresenta balanço dos primeiros cem dias de governo, durante coletiva de imprensa

Na manhã da última sexta-feira (09), após convocar uma coletiva de imprensa no prédio da Câmara Municipal, a prefeita de Ibicaraí, Monalisa Tavares, juntamente com todo o seu secretariado, apresentou um balanço dos primeiros cem dias das ações da gestão.

O primeiro secretário a usar a palavra foi Olivério Leal (Cultura, Esporte e Lazer), que informou já ter encaminhado diversos projetos para a Bahiatursa. Comentou sobre o Projeto Música na Mesa, que está disponibilizando aulas de violão e composição de músicas para crianças, com toda segurança, usando álcool gel e respeitando o distanciamento social. O secretário afirmou que futuramente as crianças poderão contar com aulas de percussão, balé, artesanato e muito mais. Informou ainda, que também está desenvolvendo um projeto em parceria com a Secretaria de Infraestrutura e a de Agricultura, para instalação de quadras de areia para a prática de futevôlei.

Em seguida, o secretário Fredson Santos (Agricultura e Meio Ambiente) informou que a pasta, em parceria com a Secretaria de Infraestrutura, iniciou um mapeamento para realizar a manutenção das estradas vicinais do município, Fred relatou que já foi concluída a manutenção da estrada da Saloméa, e que outras estão em andamento. Disse ainda que a Secretaria realizou a troca de lâmpadas no assentamento Santa Luzia e que realizou uma campanha de conscientização no Dia da água, onde foram entregues 1500 panfletos com informações. Finalizando, informou que a Secretaria participou de diversas reuniões e seminários com diversos órgãos estaduais, em busca de melhorias e recursos para o município.

Joadson Evangelista (Secretaria de Governo) disse que Ibicaraí hoje é vista de forma diferente dentro na nossa Microrregião. Afirmou que a prefeita Monalisa tem buscado diversas parcerias para melhorar ainda mais a cidade e que a mesma tem demonstrado muita sensibilidade e vontade de trabalhar, e que hoje, todo munícipe tem orgulho de dizer que mora em Ibicaraí.

Na sequência, a secretária Luna Tavares (Saúde) apresentou o balanço das ações até aqui, entre elas destacam-se: trabalho de conscientização nas ruas, através de orientações de prevenção à COVID-19; testagem de RT PCR no Hospital, 3 vezes na semana; implantação do tele monitoramento (formado por uma equipe de enfermeira, psicóloga e assistente social) para atender pacientes com suspeita ou testados positivos; conscientização ao comércio em relação às medidas preventivas em parceria com a Secretaria de Assistência Social e a Secretaria de Administração; rondas noturnas para cumprimento de decretos em parceria com a Polícia Militar; elaboração e apresentação do Plano Municipal de Vacinação Contra Covid-19; aplicação de 4516, das 4716 vacinas recebidas; realização do Drive Thru para vacinação da COVID; contratação de mais ACES (Agentes de Endemias), obtendo 100% de cobertura para as ações de enfrentamento às arboviroses; reabertura das 11 UBS: todas com médicos, enfermeiros, técnicos e todos os consultórios odontológicos funcionando; aquisição de novos computadores para a informatização das UBS; - implementação do Núcleo de Saúde Mental, com uma equipe de psicólogos no CAPS; implantação do SAMU, com 5 equipes preparadas para melhor atender a população; implantação da Central de Regulação, onde foram realizadas 484 consultas com diversas especialidades, entre elas: Cardiologista, Ortopedia, Otorrino, Oftalmo e muitas outras; realização de 1480 procedimentos (exames, cirurgias e procedimentos de média e alta complexidade); realização da limpeza, manutenção da área verde e pintura da fachada do Hospital Arlete Maron de Magalhães; médicos plantonistas, todos os dias 24 horas; realização de mais de 20 partos; fornecimentos de fardamentos e roupas privativas individuais; atendimento de especialidades como: Gastro, Proctologista, Pediatria com teste do olhinho e do coraçãozinho, Geriatria, Ortopedia e Cirurgião; início da implantação do Raio – X no Hospital; 11.487 atendimentos ambulatoriais e 103 internamentos realizados e inauguração da nova sede da Secretaria de Saúde, para melhor atender a população.

Dando continuidade, a secretária Cristiane Arraes (Administração) comentou sobre algumas ações: recuperação da iluminação do terminal rodoviário; regularização da folha de pagamento dos funcionários; reforma de móveis e pintura do prédio da Prefeitura; instalação do ponto SAC, que oferece diversos serviços; higienização e desinfecção dos setores administrativos; organização da tabela de horários do transporte coletivo para o povoado do Cajueiro; implantação da Ouvidoria Municipal e apoio logístico e estrutural da implantação do Balcão de Justiça Itinerante.

Artur Peixoto, gestor municipal de Convênios, explicou detalhadamente sobre a situação atual dos convênios que o município possui e também informou que encontrou todas as obras paralisadas. Falou sobre a inauguração de algumas obras e sobre a reprogramação da obra na avenida principal da cidade. 

Logo após, a secretária Yanca Soares (Infraestrutura) disse que o desafio à frente da pasta está sendo muito grande e comentou sobre algumas ações que já foram realizadas: manutenção de diversas máquinas que estavam sucateadas; troca de lâmpadas nos postes em toda cidade; entrega de EPIS para funcionários; entrega de duas máquinas compactadoras para a coleta de lixo; limpeza e operações tapa buracos, por toda a cidade; manutenção das praças; manutenção e reforma do prédio da Prefeitura; reconstrução do ponto de ônibus do Bairro Duque de Caxias; construção de redes de esgoto e a inauguração de praças nos bairros. 

A secretária Marlene Nascif (Assistência social) comentou sobre as dificuldades que encontrou quando assumiu a secretaria, devido à falta de informações sobre cadastros, e que foi necessário realizar todo o cadastro de pessoas novamente. Comentou também sobre a queda de mais de 50% dos recursos que eram enviados pelo Governo Federal a Secretaria de Assistência Social. Relatou sobre as capacitações que foram realizadas com as esquipes do Bolsa família, CRAS e CREAS. Para encerrar, informou sobre o atendimento do Bolsa Família nos assentamentos rurais, buscando beneficiar as famílias que não tinham acesso ao programa.

Em seguida, a secretária Miriam Andrade (Educação) informou que encontrou as contas da pasta praticamente zeradas, e com muitas dívidas. Relatou que realizou visitas técnicas nas estruturas das escolas e encontrou diversos problemas. A secretária também listou as principais ações da sua secretaria nos 100 primeiros dias: implantação do planejamento pedagógico unificado (que não existia anteriormente); entrega de atividades remotas para os alunos de todas as unidades escolares; pagamento do restante do 13º dos professores referentes  ao ano de 2020; realização do Encontro Pedagógico Virtual; reinauguração da Biblioteca Municipal, totalmente revitalizada e oferecendo aulas de músicas, canto e dança, em um ambiente totalmente reformado e com todos os computadores funcionando. Finalizando, comentou sobre o lançamento do projeto Conectados com a Leitura.

O diretor do SAAE, Thallis Leal relatou sobre o processo de retorno do abastecimento de água no povoado da Saloméa e lembrou que os moradores de lá já estavam recebendo assistência através de carros-pipa. Durante a sua fala, destacou as principais ações do órgão: manutenção dos equipamentos que foram entregues em más condições de uso; reforma do escritório e da estação de tratamento; reforma, manutenção e legalização da frota de veículos; manutenção para reativação da caixa de água do Bairro Bela Vista; ampliação da rede para atender as casas populares do Bairro Duque de Caxias e realização de campanha de conscientização no Dia da água.

O secretário Odemir Silva (Finanças) iniciou a sua fala relatando as dificuldades financeiras que encontrou ao acessar as contas da Prefeitura e sobre a necessidade de realizar um planejamento do pagamento do PASEP e INSS, que estavam em atraso, devido à falta de repasse dos pagamentos na gestão passada. Outros assuntos abordados pelo secretário foram: realização do pagamento do AC dos coordenadores e do 13º dos professores, referentes ao ano de 2020; projeto de REFIS, para facilitar a quitação de dívidas dos munícipes em atraso com o município e a regularização para a realização dos empréstimos consignados com o Banco Bradesco.

O vice prefeito, Adelson Oliveira afirmou que já é possível perceber no município uma significativa mudança nos 100 primeiros dias da gestão. Parabenizou a todos os secretários e servidores pelo trabalho que vem sendo realizado e disse que percebe o sorriso das pessoas nas ruas e vê a esperança em seus olhos.

Para finalizar, a prefeita Monalisa Tavares afirmou estar bastante orgulhosa por todo trabalho que foi realizado nos primeiros 100 dias da sua gestão e elogiou a cooperação e a união entre as secretarias. Disse que já consegue sentir um olhar de esperança nas pessoas e já vê um comércio bem mais fortalecido. Afirmou que o respeito e a dignidade dos funcionários da Prefeitura estão sendo recuperados a cada dia. Comentou sobre a eficiência da aplicação das vacinas destinadas ao município, que levaram Ibicaraí a posição de primeiro lugar nos municípios da Macrorregião. A prefeita também comentou sobre a inauguração da Biblioteca Municipal e agradeceu pela placa instalada no local, em homenagem ao seu pai, Pepê Tavares. Informou que a gestão está em contato com o SENAI em busca de parcerias para oferecer cursos profissionalizantes no município. Para finalizar, agradeceu a presença de todos e informou que até o próximo mês estarão sendo distribuídos os colchoes e cestas básicas para as famílias que foram atingidas pelas enchentes que ocorreram no ano passado em Ibicaraí.

 











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