Encontro discute linhas de créditos para a agricultura familiar de Itacaré - Bahia Expresso

Últimas


Ita melhor

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2021

Encontro discute linhas de créditos para a agricultura familiar de Itacaré


Representantes de 43 instituições públicas dos governos federal, estadual e municipal e ainda dirigentes de associações de produtores rurais e agricultores familiares de Itacaré participaram na manhã desta quinta-feira(11) de uma reunião para discutir sobre o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e demais linhas de crédito disponíveis para a agricultura. Na reunião também foi abordada a questão da organização produtiva e comercialização dos produtos da agricultura familiar, agregando valor econômico, gerando muito mais emprego e renda no campo.
Promovida pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável(CMDRS), em parceria com a Prefeitura de Itacaré, a reunião contou com a presença do vice-prefeito Genilson Souza, representando o prefeito Antônio de Anízio, secretários municipais, vereadores e representantes das mais diversas associações de pequenos agricultores do município. Também participaram representantes da CAR, Bahiater, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Colegiado Territorial e Banco do Brasil.
Durante o encontro o gerente do Banco do Brasil, Leandro Mansur, informou sobre as linhas de Pronaf, que podem ser operacionalizadas na agência, pactuando uma parceria entre instituição financeira e município. O objetivo é minimizar a dinâmica burocrática.
A orientação é que os pequenos agricultores e associações procurem a equipe da Seagripesca, que fará toda parte de organização dos documentos necessários às operações. Também esclareceu dúvidas dos participantes e falou da parceria que vem sendo realizada entre a Prefeitura, agricultores, associações e os órgãos públicos e agências financeiras para garantir essas linhas de créditos para a agricultura familiar.
O presidente do CMDRS, José Ferreira(Bubu) falou da importância de buscar cada vez mais linhas de crédito para investir na agricultura familiar. Já o secretário de Agricultura e Pesca, Luís Fabiano Rodrigues, destacou a importância das parcerias, que irão possibilitar, além dos investimentos no campo, também a melhoria das estradas para garantir o escoamento da produção.
O secretário de Administração, Marcos Vinícius Souza, também destacou a necessidade de incentivar cada vez mais a comercialização dos produtos da agricultura familiar de Itacaré, principalmente para os empreendimentos turísticos, gerando muito mais renda para o pequeno agricultor. “Estamos pactuando a Produção Associada ao Turismo (PAT), etapa que será desenvolvida em conjunto entre as secretarias de Administração, Turismo e Agricultura e Pesca, com apoio da Bahiater e CAR”, explicou. Segundo ele, uma próxima reunião será agendada com as associações rurais e o trade turístico para tratar exclusivamente dessa pauta.





Nenhum comentário:

Postar um comentário