Prefeito de Itacaré discute projeto conjunto para eliminar os lixões - Bahia Expresso

Últimas


Ita melhor

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2021

Prefeito de Itacaré discute projeto conjunto para eliminar os lixões


O prefeito de Itacaré e presidente do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Território Litoral Sul, Antônio de Anízio, participou na manhã desta quinta-feira(11), no Teatro Candinha Dórea, em Itabuna, de uma reunião com representantes do Governo do Estado, Assembleia Legislativa da Bahia e municípios regionais para discutir sobre como organizar e estruturar a destinação correta e o manejo dos resíduos sólidos. No encontro o prefeito de Itacaré voltou a defender a importância da união dos municípios na discussão e busca de soluções para problemas comuns, como é o caso dos resíduos sólidos.
“Sabemos que os municípios sozinhos não tem condições de fazer o gerenciamento do lixo de maneira individualizada, mas através do consórcio, com o apoio do estado e também da sociedade será possível criarmos a solução para o destino correto aos resíduos sólidos”, disse otimista Antônio de Anízio. “Nós gestores precisamos fazer o dever de casa lá no início, na coleta seletiva para que a sociedade entenda e possa replicar. Esse é o passo principal, começar na nossa casa, partir para os prédios públicos. Esse debate fortalece a nossa vontade de resolvermos a situação do descarte dos lixos em toda a nossa região”, complementou.
Durante o encontro o secretário estadual de Desenvolvimento Urbano (SEDUR), Nelson Pelegrino, adiantou que o Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Território Litoral Sul foi definido pelo Governo do Estado da Bahia como o projeto piloto da ação para a eliminação de lixões. Pelegrino explicou que a ação parte de uma determinação da Lei 12.305 de 2010, que diz sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos e exige dos setores públicos e privados o gerenciamento correto dos resíduos.
Na apresentação, o secretário também destacou que o Território Litoral Sul produz 6 % dos resíduos sólidos do Estado da Bahia, sendo que apenas 15 % dos municípios tem o plano Municipal de Resíduos Sólidos. Segundo Nelson Pelegrino, um diálogo permanente vem sendo construído na Sedur junto com os municípios, tendo em vista a necessidade de regularização em conjunto dos resíduos, principalmente nas cidades menores, abaixo de 50 mil habitantes.
“A ideia é estruturar e organizar a destinação dos resíduos sólidos na região visando transformar o projeto piloto em uma experiência exitosa para ser replicado em outras cidades do Estado”, expressou o titular da Sedur. Além disso, Pelegrino observou as dificuldades encontradas pelo setor quanto a organização da gestão dos serviços relacionados ao manejo de resíduos sólidos urbanos, explicando que a participação de agentes privados tem sido uma alternativa para assegurar capacidade de investimento, operação e manutenção dos serviços.
Participaram do encontro o presidente da AMURC, Marcone Amaral, o deputado estadual Rosemberg Pinto, representantes dos Consórcios da Mata Atlântica e do Consórcio Interfederativo de Saúde Policlínica, além dos prefeitos e representantes dos municípios de Itabuna, Ilhéus, Itajuípe, Itapé, Jussari, Coaraci, Floresta Azul, Ibicaraí, Barro Preto, Ubaitaba, Aurelino Leal, Arataca, Maraú e Itapitanga.





Nenhum comentário:

Postar um comentário