Vitória da Conquista: Festivais voltam a acontecer de maneira virtual em 2021 - Bahia Expresso

Últimas


Ita melhor

quarta-feira, 30 de dezembro de 2020

Vitória da Conquista: Festivais voltam a acontecer de maneira virtual em 2021



Foto: Reprodução / Rafael Flores / Revista Gambiarra


Três festivais realizados em Vitória da Conquista e que foram interrompodos vão ser realizados no primeiro semestre de 2021. São eles o Festival Avuador, o Festival Internacional de Violão e o Festival Suíça Bahiana. 
O primeiro não acontece desde 2012, o segundo desde 2013 e o último desde 2018. Eles foram contemplados através de edital no Prêmio das Artes Jorge Portugal, instrumento da Lei Aldir Blanc e acontecerão ainda no primeiro semestre de 2021.
Para a produtora Leu Couto, o retorno do “Avuador” representará, junto com outras iniciativas, o fortalecimento econômico da cadeia produtiva da música na região. “A gente espera que ele reverbere mais uma vez, que seja bonito. Mesmo que virtualmente, será um ano de muita efervescência cultural”, conta.
Ainda em um momento de curadoria da atrações, Leu adiantou para a Revista Gambiarra que desta vez o festival acontece de forma completamente online. “Serão três dias de festival, homenageando Glauber Rocha. No primeiro dia um bate-papo virtual com Ava Rocha e Paulo Rocha (filhos do cineasta) e nos dias seguintes tem muita música boa pra rolar. Vamos somar com as outras ações e fazer a arte se fortalecer, juntar todo mundo nessa corrente da arte”, diz.
O Festival Internacional de Violão, que tem propósitos como formar público para a música erudita, incentivar jovens músicos ao estudo do violão e incluir Vitória da Conquista no circuito da música erudita de concerto também vai acontecer de forma online. Sua próxima edição irá contemplar “masterclass” e concertos.
Já o veterano entre os três, o Suíça Bahiana, vai comemorar 10 anos da sua primeira edição, que aconteceu em 2010. “Pra gente, depois de um ano com atividades interrompidas, comemorar os dez anos do festival com shows incríveis é um recomeço com perspectivas muito promissoras.”, afirma o produtor cultural Gilmar Dantas.
Para ele, o edital Jorge Portugal “é extremamente necessário para que projetos artísticos possam se manter vivos e em contato com o público, mesmo que de forma virtual”. O Festival inicialmente está previsto para ocorrer de forma mista entre o presencial e online, porém tudo depende da situação sanitária do país em relação à pandemia do coronavírus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário