Governo investe em equipamentos para uso de brigadistas na Chapada Diamantina - Bahia Expresso

Últimas

domingo, 13 de dezembro de 2015

Governo investe em equipamentos para uso de brigadistas na Chapada Diamantina


 Governo investe em equipamentos para uso de brigadistas na Chapada Diamantina
Foto: Dimitri Argolo Cerqueira/Divulgação

Por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), o Governo do Estado anunciou a compra de R$ 500 mil em Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para utilização dos brigadistas voluntários que atuam no combate aos incêndios na região da Chapada Diamantina. Parte desse material - que inclui luvas, máscaras, foice, abafadores, mochilas costais, facões, foices, pás, enxadas e fardamento - será entregue para os representantes das brigadas, no grupamento do Corpo de Bombeiro de Lençóis, neste domingo (13). 

Atualmente, a operação coordenada pelo programa Bahia Sem Fogo na região conta com 60 bombeiros militares, 40 brigadistas, 8 peritos, quatro veículos tracionados (4×4), três helicópteros e seis aviões modelo air tractors (capazes de transportar até 3,8 mil litros d´água). 
De acordo com o secretário estadual do Meio Ambiente, Eugênio Spengler, a compra busca oferecer melhores condições às pessoas comprometidas com o combate ao fogo na região. "Os equipamentos que serão entregues hoje [neste domingo, 13] irão substituir os EPI´s perdidos durante o combate ao fogo. Mais EPI´s serão encaminhados para Lençóis no decorrrer da semana", declarou.
"O envolvimento dos brigadistas voluntários é imprescindível para apoiar as demais ações que a Sema e o Inema realizam no combate às queimadas e incêndios florestais", acrescentou o titular da secretaria. Ainda segundo Spengler, o objetivo é combater a incidência dos focos de calor e a propagação de incêndios florestais registrados durante o período de estiagem, que este ano está durando mais que o normal. 
Os últimos focos de incêndios começaram na semana passada, em decorrência dos raios que surgiram na região. "Como houve pouca ocorrência de chuvas, existe a possibilidade destes raios, incidindo em áreas de vegetação mais seca, terem provocado o início de novos focos", explicou o meteorologista do Inema, Heráclio Alves.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.