Milho cozido, assado, pipoca, amendoim... As comidas típicas dos festejos juninos também podem ser uma boa opção de petiscos durante os jogos da Copa. De acordo com a nutricionista clínica do Hospital São Rafael, Rita Guiomar, o milho, amendoim e as raízes são alimentos versáteis, funcionais, que atuam reduzindo o açúcar e o mal colesterol.
“No entanto, para usufruir dos benefícios desses produtos é importantes prepara-los segundo as receitas mais tradicionais, sem adição de queijos cremosos, leite condensado ou outros produtos que fogem do cultural e só acrescentam calorias ao preparo”, ensina a nutricionista.
Ela lembra que os produtos típicos de São João, mesmo quando preparados na forma de mingaus, bolos, canjicas, biscoitos, broas e cuscuz são excelentes porque exigem pouca gordura ou pedem gordura de origem vegetal, como é o caso do leite de coco.
Outro bom exemplo de comida simples, saborosa e funcional é o beiju de tapioca. “Ele é fonte de energia e excelente para quem tem intolerância ao glúten”, diz, ressaltando é que ele seja consumido apenas com um fio de azeite doce, queijos magros ou pouca manteiga.
“Esses beijus cheios de queijo cheddar, calabresa, doce de leite são muito calóricos e terminam comprometendo o valor nutricional desse alimento tão nordestino”, completa. A nutricionista lembra que o mesmo vale para o aipim, a batata doce, inhame, entre outras raízes.
A chefe do Serviço de Nutrição do Hospital Português, Gildete Fernandes destaca que é possível aliar diversão, comida e escolhas saudáveis, basta bom senso no momento das escolhas, especialmente quando o tema forem as bebidas. “O licor é tradição do São João, mas o licor típico, feito com cachaça, açúcar, cravo, canela e a fruta”, esclarece, ressaltando que as misturas que colocam leite condensado, por exemplo, só acrescentam doce, gordura e calorias à bebida.
Para a nutricionista, o ideal seria evitar o álcool, mas como a abstinência não encontra muitos adeptos, especialmente nesse período, o indicado é que a ingestão das bebidas seja feito junto com água e sem esquecer a boa alimentação.
A orientação é que se beba um copo de água de 200ml a cada meia hora. A sugestão, além de hidratar, minimiza os efeitos da intoxicação e da ressaca. Gildete Fernandes ressalta que mesmo o churrasco tão consumido nessa época de celebração do futebol pode se transforma numa opção saudável desde que cuidados sejam tomados.
O primeiro deles é com a escolha das carnes, que devem ser mais magras como o filé especial, a alcatra, patinho. “A picanha e o cupim devem ser evitados”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.