Criança volta para casa após sete anos vivendo em hospital - Bahia Expresso

Últimas

domingo, 16 de fevereiro de 2014

Criança volta para casa após sete anos vivendo em hospital

Uma criança, paciente de uma unidade de saúde em Salvador, voltou para casa após sete anos de internação. O retorno só foi possível graças a um projeto do Hospital Martagão Gesteira, que mantém a Unidade de Treinamento de Desospitalização (UTD). No setor, as mães são orientadas sobre os cuidados específicos que cada criança precisa ter para dar continuidade ao tratamento em casa.
A mãe, Irene da Conceição, comemora a volta para casa com o filho Igor, que sofre de uma doença degenerativa que enfraquece os músculos. "Eu sinto que ele está feliz. Eu sinto ele feliz, sorrindo. Acho que o mesmo sonho dele era o meu também: de vir para cá", conta Irene da Conceição. Com o tratamento feito em casa, com ajuda da família, dona Irene se encarrega de tudo e opera o aparelho que garante a respiração do filho. Os equipamentos são doados pela Secretaria de Saúde do Estado.
A coordenadora da unidade, Milena Pessoa, explica como é feita a orientação das mães das crianças. "[Elas aprendem] Os cuidados essenciais, diários. Cuidados com o aparelho, para se alimentar, para respirar, os curativos adequados. De três a quatro meses a gente consegue fazer um treinamento adequado", conta.
Os pacientes são crianças com paralisia cerebral ou doenças crônicas que precisam da ajuda de aparelhos para respirar. A unidade de desospitalização atende hoje 14 crianças. Entre elas, a filha de dona Antonina Santos. Angelina, de 10 anos, vive desde os 5 anos em hospitais. A dona de casa não vê a hora de levá-la para casa. "Para poder a gente se unir, ter mais amor para cuidar dela. Porque ela precisa de amor, precisa de atenção. E essas crianças aqui precisam mesmo", relata a dona de casa Antonina Santos.
A Unidade de Treinamento de Desospitalização (UTD) do Hospital Martagão Gesteira completa dois anos em maio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.