Itajuípe: Memorial Adonias Filho e Sicredi lançam projeto musical - Bahia Expresso

Últimas


Ita melhor

terça-feira, 21 de dezembro de 2021

Itajuípe: Memorial Adonias Filho e Sicredi lançam projeto musical




O Coral do Memorial Adonias Filho – MAF, criado pela instituição em parceria com a Cooperativa Sicredi, terá sua primeira apresentação ao público, na missa de Natal, dia 24, a ser realizada na Igreja Matriz do Sagrado Coração de Jesus de Itajuípe. O canto será realizado gradualmente, durante toda a missa, por sugestão do pároco da igreja, Pe. Edison, até o final da celebração.
Este projeto, em formato de oficina, é uma iniciativa que potencializa os valores culturais do município de Itajuípe, a exemplo do maestro itajuipense Ícaro Guilherme, 30, Bacharel em Regência pela Escola de Música da Universidade Federal da Bahia – UFBA. Ele apresenta, em seu currículo, uma caminhada expressiva com o Canto Gregoriano, na capital do estado por um período de cinco anos no grupo “In Excelsis”, dirigido pelo Prof. Dr. Flávio José Gomes de Queiroz, que é também organista do Mosteiro de São Bento da Bahia (Salvador).
A oficina oferecerá noções de técnica vocal, de leitura da notação neumática (notação musical antiga, utilizada para registro dos cânticos) como também a pronúncia das palavras em latim, visando expandir para os inscritos conhecimentos que, como citados acima, encontram-se encerrados atualmente em nichos deveras específicos.
“O Canto Gregoriano – prática milenar pertencente à liturgia católica – foi o canto oficial da Igreja Católica Romana por um período de mais de mil anos, até que o Concílio do Vaticano II (1965) retirou do latim seu título de idioma oficial do serviço litúrgico da Igreja. Presente nas primeiras décadas do século XX, no serviço litúrgico da Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus, na cidade de Itajuípe-BA e em seus serviços de ensino musical, ambos realizados pelos freis fundadores desta igreja, o Canto Gregoriano, ecoará, em Itajuípe novamente. O município terá a oportunidade de vivenciar esta prática milenar, adentrando, por consequência, em cenários da história da arte e da civilização ocidental”, diz o maestro Ícaro Guilherme.
Esta celebração de Natal conta com a sensibilidade da Cooperativa Sicredi que patrocina este projeto, num momento pandêmico, onde as ações culturais são retraídas pelas dificuldades conhecidas por todos. A Diretoria de Cultura do município realiza este projeto para a comunidade local, trazendo para a pauta cultural, a música erudita, um clássico com espírito natalino, no coração de Itajuípe.

Por Silmara Oliveira – Diretora De Cultura de Itajuípe

Nenhum comentário:

Postar um comentário