Prefeito Lula Brandão tem reunião com biólogo para traçar metas para o PMRS - Bahia Expresso

Últimas


Ita melhor

quinta-feira, 18 de julho de 2019

Prefeito Lula Brandão tem reunião com biólogo para traçar metas para o PMRS

Aconteceu na tarde de terça-feira (16), nas dependências do CRAS José Nery de Santana, situado na Vila Felicidade, em Ibicaraí, uma reunião com o prefeito Lula Brandão e secretários para definir as diretrizes a serem tomadas para a gestão de resíduos sólidos no município. Essa atividade faz parte das ações para implantação da coleta seletiva no município e representou o compromisso do prefeito na resolução do problema do lixão em Ibicaraí. O Plano Municipal de Resíduos Sólidos (PMRS) está em fase de conclusão e algumas ações já deverão ser implementadas.
Na reunião foi definida a metodologia adotada para implantação da coleta seletiva institucional a ser realizada nos prédios das repartições públicas e nas escolas do município. De acordo com o prefeito Lula Brandão, será lançado um decreto que institui a coleta seletiva na prefeitura, nas secretarias, no CRAS e nas escolas municipais.
De acordo com o Biólogo Saulo Araújo, coordenador do PMRS em Ibicaraí, com essa coleta seletiva os resíduos gerados nestes espaços deverão ser separados em três frações: secos, úmidos e rejeitos, sendo que os resíduos secos ou recicláveis deverão ser destinados para a associação dos catadores, que comercializarão este material, dando início às ações da associação no município. Os passos seguintes deverão ser em direção da expansão da coleta seletiva para empreendimentos particulares e futuramente nos domicílios da área urbana.
Saulo ressaltou ainda que a elaboração do PMRS, ao chegar na fase de conclusão, já permite a tomada de decisões sobre os resíduos sólidos urbanos, sendo possível definir os atores responsáveis pelas ações de fiscalização, manejo e destinação dos resíduos sólidos urbanos. “O município busca parcerias com o Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Litoral Sul (CDS-LS), do qual faz parte, para a construção de um aterro sanitário consorciado com os municípios vizinhos, mas até lá a prefeitura pretende implementar ações que reduzam a geração de resíduos sólidos urbanos no município”, enfatizou o biólogo.
Além do prefeito Lula Brandão e do Biólogo Saulo Araújo, estiveram presentes os secretários Joadson Evangelista (Agricultura), Givanilson Santos (Governo), Jailma Ferreira (Educação), Jamylly Oliveira (Saúde), Sóstenes Santos (Controle Interno), Lucas Cardoso (Cultura), Kalina Vita (Administração), José Alberone (Chefe de Gabinete), Charles Novaes (Assessor Especial), Adriano Carvalho (Procurador), Lameque Pascoal (Subprocurador) e Helder Carlos (Diretor de Compras).

Assessoria de Comunicação – Ibicaraí

Nenhum comentário:

Postar um comentário