Ibicaraí - Grupo Escolar Léa Galrão promove I Seminário da Cultura Popular Brasileira - Bahia Expresso

Últimas


Ita melhor

sexta-feira, 14 de junho de 2019

Ibicaraí - Grupo Escolar Léa Galrão promove I Seminário da Cultura Popular Brasileira

Com o objetivo de reunir a comunidade escolar do bairro Delfino Guedes (Mutirão), no intuito de promover o resgate da literatura de cordel como patrimônio histórico e cultural do povo nordestino e brasileiro, a Secretaria Municipal de Educação, através do Grupo Escolar Léa Galrão promoveu na manhã de ontem, quinta-feira, dia 13, o I Seminário da Cultura Popular Brasileira.
O seminário teve início às 8:30 horas com a coordenadora do 6º ano Maria de Fátima Lucas, que falou sobre a importância do seminário e o cordel no dia a dia do povo nordestino. Na sequência os alunos do 6º ano A e B falaram sobre a importância do cordel na sala de aula e a biografia de alguns dos grandes mestres do cordel e suas obras, entre eles: Patativa do Assaré, João Melquíades Ferreira, Arievaldo Viana Lima, Leandro Gomes de Barros, Bráulio Bessa e Guaipuan Vieira.
Na parte final foi feita uma grande dança de Xaxado, com os alunos caracterizados com personagens do Sertão Nordestino. Na oportunidade foram distribuídos livretos de cordel para os alunos presentes e servido comida típica nordestina.
“Esse projeto será feito em quatro etapas. Iniciamos com o I Seminário da Cultura Popular Brasileira e ainda esse ano faremos uma Feira de Cultura, Café Cultural Literário e Poesia Literária. A ideia é inserir esse trabalho no Projeto Político Pedagógico (PPP) do Léa Galrão. Quero agradecer a toda equipe do colégio e o apoio dado por Fátima Oliveira, proprietária da Casa da Fantasia, que emprestou dez fantasias para a encenação dos alunos”, disse Fátima Lucas.

I SEMINÁRIO DE CULTURA POPULAR BRASILEIRA DE IBICARAÍ

O seminário foi idealizado e coordenado por Maria de Fátima Lucas, tendo como responsáveis as professoras Analberga Santos e Rosana Alves e o apoio da diretora Marlene Aboboreira, dos professores e funcionários da escola.
A coordenadora pedagógica do município, Dionei Cavalcante, esteve presente ao seminário representando a secretária municipal de Educação Jailma Ferreira e estava acompanhada de Lucimary Almeida Alves da Silva, Formadora do EAPPA- 4° e 5° ano.
olar Léa Galrão promove I Seminário da Cultura Popular Brasileira

Assessoria de Comunicação – Ibicaraí

Nenhum comentário:

Postar um comentário