Estudantes de Odontologia da Faculdade de Ilhéus publicam artigo na Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação - Bahia Expresso

Últimas



quarta-feira, 10 de dezembro de 2025

Estudantes de Odontologia da Faculdade de Ilhéus publicam artigo na Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação




O artigo científico intitulado A Relação entre Facetas Diretas e a Periodontia: Uma Revisão de Literatura, de autoria de um grupo de estudantes do curso de Odontologia da Faculdade de Ilhéus teve a publicação aceita na importante Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação (REASE), edição de novembro de 2025.
O trabalho analisa como os avanços nas resinas compostas superaram suas limitações iniciais e ampliaram os usos estético e funcionais. A publicação foi comemorada pelas alunas do nono semestre do curso de Odontologia que assinam o artigo - Camilly Oliveira Souto, Ana Luiza Marques Ávila Prazeres, Ana Clara Marambaia Eça, Thaylana Matos da Silva e Victoria Lima – e pelo professor Murillo Freitas Matos.
A análise ressalta que, graças aos progressos nas resinas compostas, as facetas diretas se tornaram uma alternativa segura para tratamentos estéticos, desde que aplicadas corretamente e respeitando o espaço biológico periodontal. As autoras destacam a importância do planejamento personalizado e da execução precisa pelo cirurgião-dentista como fatores essenciais para obter bons resultados em durabilidade, função e aparência, além de evitar danos ao tecido periodontal.
A revisão de caráter científico utilizou artigos publicados no PubMed e Google Acadêmico entre 2015 e 2025, e reforça a necessidade de monitoramento constante do paciente e aprimoramento técnico para esse tipo de restauração. As estudantes, que estão concluindo o curso, também alertam para os riscos de restaurações mal adaptadas, que podem favorecer o acúmulo de biofilme, levando a inflamações gengivais e problemas periodontais.
O coordenador do curso de Odontologia da Faculdade de Ilhéus, professor Gabriel Bastos Teixeira, ressalta a importância do trabalho de pesquisa realizado pelos estudantes, principalmente na fase deelaboração dos TCCs (Trabalho de Conclusão do Curso). “Temos tido a alegria de ver muitos artigos científicos elaborados e publicados por alunos e alunas durante o curso”, declarou Teixeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.