Ônibus com universitários de Itororó sofre pane e quase causa tragédia na BR-415 - Bahia Expresso

Últimas



terça-feira, 11 de novembro de 2025

Ônibus com universitários de Itororó sofre pane e quase causa tragédia na BR-415

O incidente ocorreu nas proximidades da Pedreira União, trecho entre Itabuna e Itapé, um dos locais mais perigosos da BR-415



Um veículo que transportava estudantes universitários da cidade de Itororó causou um grande susto e transtorno na noite desta segunda-feira (10), quando retornava do município de Itabuna após o término das aulas.
De acordo com informações, o ônibus apresentou falha mecânica nas proximidades da Pedreira União, trecho entre Itabuna e Itapé, um dos locais mais perigosos da BR-415. O veículo teria ficado sem freios, sendo salvo por uma manobra arriscada do motorista, que conseguiu jogá-lo para o acostamento, evitando uma tragédia de grandes proporções.
Felizmente, ninguém ficou gravemente ferido, resultando apenas em danos materiais leves e um susto monumental entre os passageiros.
Segundo nota compartilhada pelos próprios estudantes, o ônibus transportava cerca de 50 universitários, incluindo mães, gestantes e jovens que retornavam para suas casas após um dia cansativo de estudos. No texto, os alunos agradecem a habilidade do motorista, que conseguiu controlar o veículo em meio ao pânico.
No entanto, a nota também traz críticas severas à falta de manutenção e à negligência das autoridades públicas.
“O transporte não é gratuito. Pagamos por ele e não aceitamos esse descaso. É inadmissível disponibilizar um ônibus sem segurança”, afirmam os estudantes.
Os universitários também cobram qualidade no serviço, com veículos revisados e seguros para o transporte diário:
“É uma falta de respeito sermos transportados em condições precárias, correndo risco de vida todos os dias. Exigimos providências imediatas, transparência e responsabilidade das empresas contratadas. Não podemos ter medo, são vidas em risco. O transporte universitário não é favor, é obrigação. Pagamos R$ 200 mensais e não aceitaremos mais promessas vazias”, diz outro trecho da nota.
Fontes locais informaram que o ônibus seria de propriedade de um vereador, já alvo de críticas anteriores por problemas na manutenção da frota. Ainda segundo as denúncias, o gestor municipal tem se omitido em cobrar as devidas responsabilidades.

Um dos estudantes que estava no veículo relatou os momentos de desespero:

“Alguns alunos sentiram cheiro de queimado e ouviram um estouro. Depois disso, o ônibus começou a falhar e perdemos o controle. Achei que fosse morrer... Precisamos de atenção urgente das autoridades. Nossas vidas estavam em risco.”

O Bahia Expresso abre espaço para que o prefeito Adauto Almeida, a secretária de Educação Cláudia, e o responsável pelo setor de transportes apresentem esclarecimentos, já que a prefeitura possui contrapartida no custeio do transporte universitário.
Também será solicitado esclarecimento ao vereador responsável pelo veículo, a fim de explicar por que as cobranças de manutenção não foram atendidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.