O vereador Jeazi Assunção da Hora, conhecido como “Cara de Nike” (Avante), foi alvo de mandado de busca e apreensão durante a megaoperação “Frater Dominus”, deflagrada nas primeiras horas da manhã desta quinta-feira (30), nos estados da Bahia e de Sergipe. A ação tem como objetivo desarticular uma organização criminosa envolvida em tráfico de drogas, homicídios e lavagem de dinheiro no sul baiano.De acordo com informações das forças de segurança, o vereador é suspeito de manter ligações com integrantes de uma facção criminosa que atua na região, com ramificações em diversos municípios, incluindo Ubaitaba, Itacaré, Maraú, Ibirapitanga e Aurelino Leal.
A operação é fruto de meses de investigações conduzidas pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO/Ilhéus), em conjunto com o Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco/Sergipe), e contou com o apoio de mais de 150 agentes das polícias Civil e Militar da Bahia, além da Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA).
Durante o cumprimento dos mandados judiciais, foram presas 15 pessoas e uma suspeito, identificado como “Piu”, considerado uma das lideranças tráfico em Ubaitaba, morreu em confronto com a polícia em Sergipe. Em Itacaré, outro envolvido foi capturado no bairro da Passagem.
A Justiça também determinou o sequestro de bens e valores obtidos com a atividade criminosa, visando enfraquecer o poder financeiro da organização e garantir a efetividade da persecução penal.
Além de Jeazi Assunção, a operação também resultou na prisão do vereador de Ubaitaba, George Santana (PCdoB), e do assessor parlamentar Carlos Rodrigo, ambos suspeitos de envolvimento direto com o grupo criminoso.
Em nota, a Câmara Municipal de Ubaitaba declarou que atua em conformidade com as leis e os princípios da moralidade e ética pública, e que os fatos apurados são de responsabilidade individual, não refletindo o comportamento institucional da Casa Legislativa
A Operação Frater Dominus segue em andamento, e novas prisões e apreensões não estão descartadas pelas autoridades. O caso continua sob investigação.

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.