Painéis também projetaram novos investimentos para a indústria baiana
.jpeg)
A INDEX Bahia encerrou nesta sexta, 29, no Centro de Convenções Salvador, consolidando-se como a principal plataforma de negócios, inovação e debates estratégicos da indústria baiana. Mais de 30 mil visitantes conferiram os três dias intensos de programação. No terceiro e último dia, a programação destacou infraestrutura ferroviária e transição energética, além de movimentar o pavilhão de exposições com lançamentos de produtos e intensa agenda de networking entre empresas, instituições financeiras, startups e entidades setoriais.
Pela manhã, o painel “Ferrovias e o Desenvolvimento da Bahia” era um dos mais aguardados e reuniu especialistas e representantes do setor para discutir avanços e gargalos logísticos com impacto direto na competitividade industrial. Em três sessões, foram abordados: a renovação da concessão da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) e seus efeitos no corredor Minas–Bahia; a integração da Ferrovia de Integração Oeste-Leste com a Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (FICO) e projetos estratégicos como a ponte Salvador Itaparica . As discussões ressaltaram o papel das ferrovias no escoamento da produção industrial e agrícola, na redução de custos logísticos e na atração de novos investimentos ao estado, com foco em ampliar a eficiência dos corredores de exportação e o acesso a mercados internos.
À tarde, o debate migrou para biocombustíveis e transição energética. Patrocinadora do evento, a Neoenergia Coelba destacou o acordo de cooperação técnica firmado recentemente com a Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), que prevê o aporte de R$ 13,3 bilhões até 2027 em infraestrutura energética. “Esse acordo nos permite direcionar investimentos para os distritos industriais de maneira assertiva, garantindo energia de qualidade e sustentável para apoiar o crescimento econômico da Bahia”, afirma Thiago Guth, diretor-presidente da Neoenergia Coelba.
Crédito: Valter Pontes / Coperphoto / Sistema FIEB
O assessor de tecnologia de gás natural da Bahiagás, Magno Bernardo, participou do painel “O Setor Elétrico Brasileiro: desafios e oportunidades na transição energética” e destacou a importância do espaço para discutir a transição energética justa, segura e integrada para o desenvolvimento econômico, social e industrial na Bahia. Ele cita, por exemplo, a utilização do gás natural. “São várias as energias possíveis e o gás natural possui uma segurança energética e um potencial de descarbonização, frente a outros combustíveis mais pesados, mais poluentes”, explica.
Entre os painéis diversos e complementares trazidos pela INDEX, o Auditório Comércio Digital abrigou assuntos dedicados aos pequenos empreendedores. O diretor de Atendimento do SEBRAE, Franklin Santos, destacou a importância de preparar esse público para dois temas centrais no cenário atual: a digitalização dos negócios e a adoção de práticas ESG pelo pequeno empreendedor.
"Nossos diagnósticos mostram que muitas micro e pequenas empresas do comércio da Bahia ainda não têm uma presença forte nos marketplaces e acabam perdendo espaço para concorrentes de outras regiões ou até de fora do país. O que buscamos é transformar essas empresas, dando a elas a competência necessária para criar perfis em redes sociais, captar clientes nesses ambientes e competir de forma mais eficaz”, explica. “Além disso, a pauta ESG se tornou indispensável, porque o público consumidor já espera isso das marcas. Estamos aqui para ajudar os pequenos empreendedores a melhorar e evidenciar melhor essas questões fundamentais".
Crédito: Jefferson Peixoto / Coperphoto / Sistema FIEB
Os sindicatos da indústria também garantiram a participação, mostrando o fortalecimento e importância do associativismo para o sucesso de um evento desta magnitude, que recebeu milhares de pessoas diariamente. Estiveram presentes: MOVEBA, SINDIBRITA, SINDICAL, SINCAOL, SINDITRIGO, SINDILEITE, SINDIMIBA, SANEANTES DA BAHIA, SINDICOSMETIC, SINDCALÇADOS, QUIMBAHIA, SINDIVIDROS, SINEC e SIPACEB. De acordo com o presidente do Sindicato da Indústria de Mineração de Pedra Britada do Estado da Bahia (SINDIBRITA-BA), Fernando Jorge, as cidades do interior baiano estão extremamente industrializadas hoje, mas muitas vezes ainda não há esse conhecimento. “Acho que a INDEX é a primeira feira baiana legítima da indústria, me surpreendeu e muito por causa da quantidade de micro e médias empresas baianas, o que me fez notar um crescimento e um reaquecimento da indústria na Bahia”, conta.
Com um polo de tecnologia no sul do estado que é considerado um dos principais do país, o Sindicato das Indústrias de Aparelhos Elétricos, Eletrônicos, Computadores, Informática e Similares de Ilhéus e Itabuna (SINEC) festejou a criação do evento. “Para a gente, que ficou no interior, estar aqui participando da primeira edição da INDEX é fenomenal, não só pela representatividade, por poder estar junto dos amigos da FIEB, mas também por estreitar relacionamentos e expandir a nossa indústria para toda a Bahia”, afirma o presidente do SINEC, Silvio Comin.
Premiações e Atividades Culturais encerram INDEX 2025
Crédito: Valter Pontes / Coperphoto / Sistema FIEB
A tarde também foi de celebração com a 22ª edição do Prêmio IEL de Talentos Bahia 2025, que valoriza a inovação e a gestão estratégica para superar desafios do mercado e reuniu 42 finalistas nas categorias IEL Estágio - Estágio Inovador, Estagiário Inovador, Educação Inovadora -; Inova Talentos – Artigo Inovador e Projeto Inovador - e Destaque Aprendizagem e Sistema S.
Promovida pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL Bahia), a premiação reconhece empresas que investem em inovação e boas práticas, jovens talentos que transformam oportunidades em resultados e instituições comprometidas com a formação profissional. A lista completa com os vencedores e suas colocações está disponível para o público no instagram do @ielbahia. Outro importante momento de comemoração deste último dia de INDEX é a realização da cerimônia em comemoração aos 80 anos do SENAI Bahia, que reúne autoridades e lideranças do Sistema FIEB e da indústria num momento festivo para uma trajetória que é orgulho para a Bahia e inspiração para o Brasil. A instituição lançou um site comemorativo, que reúne suas contribuições para a indústria da Bahia e depoimentos de pessoas que tiveram suas vidas transformadas pela entidade. Confira clicando aqui: https://www.senaibahia.com.br/senai-80-anos/.
O encerramento da programação musical na Varanda do Sesi ficou a cargo da banda Samba de Farda e do cantor Alexandre Leão. O espaço levou cultura com programação especial, com apresentações ao vivo, todos os dias da INDEX.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.