São Francisco do Conde participa da 7ª Jornada de Educação Alimentar e Nutricional - Bahia Expresso

Últimas


sábado, 23 de agosto de 2025

São Francisco do Conde participa da 7ª Jornada de Educação Alimentar e Nutricional

Projeto na Creche Leonor Teixeira valoriza o aipim e incentiva hábitos alimentares saudáveis entre crianças de 1 a 3 anos


Foto; Jaqueline Passos

O município de São Francisco do Conde está participando da 7ª Jornada de Educação Alimentar e Nutricional, promovida pelo FNDE - Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, ligado ao Ministério da Educação, que consiste em uma importante estratégia para fortalecer e ampliar as ações educativas nas unidades escolares. A unidade selecionada para participar foi a Creche Leonor Teixeira que atende cerca de 100 crianças de 1 a 3 anos de idade.
As crianças que chegam na creche possuem hábitos alimentares pouco saudáveis que estão em desacordo com as orientações preconizadas para o desenvolvimento infantil, a exemplo do alto consumo de alimentos industrializados e ao baixo consumo de alimentos in natura.
Diante disso, foi desenvolvido o projeto “Comida saudável na creche e na nossa casinha – bebês e crianças bem pequenas numa experiência de sabores, aromas e texturas”, tendo como princípio incentivar práticas alimentares mais saudáveis em toda a comunidade escolar, visando uma melhor qualidade de vida. Desse modo, as ações do projeto foram voltadas para a valorização do aipim que é muito produzido no município e muito nutritivo.
As atividades, que acontecem até o mês de outubro, contemplam, desde a origem do aipim com visitas às roças para as crianças conhecerem como a raiz é cultivada, visitas a Embrapa, além disso, as crianças prepararam receitas em sala de aula, juntamente com os educadores e familiares.
A jornada tem como objetivo incentivar o debate e a prática das ações de educação alimentar e nutricional no ambiente escolar e dar visibilidades àquelas já desenvolvidas nas escolas públicas da educação básica de forma sistematizada e documentada (BRASIL, 2025). A iniciativa também visa estimular o protagonismo estudantil, a criatividade e o vínculo entre alimentação, cultura e sustentabilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.