
Fotos: Pedro Augusto
Nesta segunda-feira, dia 28, Dia da Cidade, Itabuna celebra com sua gente 115 anos de progresso, desenvolvimento e avanços na expansão urbana, infraestrutura, saneamento e na prestação de serviços, com destaque para as áreas de educação e saúde.
A programação festiva no feriado municipal se inicia às 9 horas com a celebração de Missa em Ação de Graças na Catedral de São José, oficiada pelo bispo diocesano Dom Jailton de Oliveira Lino, contando com a participação do prefeito Augusto Castro (PSD), que estará acompanhado da primeira-dama Andrea Castro, deputados federais e estaduais, secretários municipais, líderes empresariais e comunitários e convidados.
Pela programação oficial, às 11 horas, na Avenida Ibicaraí, Nova Itabuna (próximo à AFYA), haverá a cerimônia de lançamento da pedra fundamental do novo campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), um presente para a cidade para a formação técnica e tecnológica de jovens e adultos. A nova unidade de ensino integra a etapa da Expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, anunciada em março de 2024 pelo Governo Federal.
Com área construída de mais de 6 mil metros quadrados, a nova unidade do IFBA contará com Pavilhão Administrativo e Pedagógico, 10 salas de aula, 7 laboratórios, quadra poliesportiva – vôlei, basquete, handball e futebol de salão -, e refeitório que inclui cozinha industrial completa.
Além de Itabuna, a Bahia contará com oito novos campi do IFBA que atualmente conta com 24 campi. Os novos campi serão construídos em Macaúbas, Poções e Salvador (no bairro de Cajazeiras), passando a contar com 28 unidades de ensino.
A programação prossegue às 15 horas com a assinatura de ordens de serviço para a construção da unidade de saúde dos condomínios residenciais Jubiabá e Gabriela, autorização para editais de licitação da revitalização da Avenida Amélia Amado e do parque linear. A solenidade acontece nas obras e serviços do Centro de Atenção Psicossocial da Infância e Adolescência (CAPs IA) na Rua Laurinda Fontes, centro, proximidades da agência executiva do INSS.
Às 16 horas, na travessa Santa Rita, no Bairro Califórnia, haverá a entrega da Escola Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco, enquanto às 19h30min, festa em comemoração ao aniversário da cidade na Arena Zé Cachoeira, no Banco Raso, com os cantores Rian & Girotto, Calcinha Preta, Pablo e Sammbe Vip.
Na terça-feira, dia 29, a programação festiva prossegue com o seminário: “A Expansão da Rede Federal de Educação, Científica e Tecnológica: desafios da interiorização da Educação Profissional no Brasil”, no auditório da UNEX, promovido pela Reitoria do IFBA e a Prefeitura de Itabuna, das 1h às 19h. O evento é aberto à sociedade civil, representantes de movimentos sociais, empresários, políticos e estudantes (a partir de 16 anos).
CULTO DE GRATIDÃO
No domingo, dia 27, a programação teve a realização de Culto de Gratidão pelos 115 anos de Itabuna no templo da Igreja Batista Teosópolis, no Bairro da Conceição, com a participação do prefeito Augusto Castro, vice-prefeito e secretário de Planejamento, Josué Brandão Júnior, secretários municipais, vereadores e convidados.
Na véspera do dia da Cidada, houve a realização da Corrida da Rota 30 Anos, na Avenida Mário Padre, com a entrega de premiação aos vencedores do evento, que teve 1.500 participantes; às 9 horas, entrega da 2ª etapa da Orla-Beira, cuja Praça Rio Cachoeira foi requalificada, e de três viaturas para a Secretaria de Transportes e Trânsito (SETTRAN), no estacionamento da Câmara Municipal de Vereadores. Também aconteceu o show com Rubinho.
A programação oficial comemorativa dos 115 anos de Itabuna foi aberta na sexta-feira passada, dia 25, com a assinatura pelo prefeito Augusto Castro (PSD) de ordens de serviço para extensão de redes de água pela EMASA beneficiando as comunidades rurais Roça do Povo, Horteiros, Alemita, Agrafam e Bela Flor e da autorização de processo licitatório para a 3ª etapa do Projeto Mais Água para a Cidade que atenderá a região do Califórnia.
Além disso, na mesma solenidade na Avenida Amélia Amado, às margens do Rio Cachoeira, houve a entrega de um projeto artístico intitulado “Mural Grapiúna”, com 102,05 metros quadrados que reveste o muro da Estação Elevatória de Esgoto (EEE – 5) da EMASA, e a entrega da revitalização do Instituto de Educação Infantil Lúcia Oliveira, na Praça da Bandeira, centro que ganhou novo parque infantil, playground mini campo de futebol, climatização de 12 salas de aula e nova pintura na fachada.
No sábado, dia 26, no Jardim Grapiúna, aconteceu a entrega das novas instalações do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP) da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (SEMPS), a assinatura da ordem de serviço para a construção da Praça da EMASA, na Rua Zildolina, no Mangabinha, e a entrega do anexo da Escola Luiz Viana Filho, no Bairro Santo Antônio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.