Câmara de Vereadores de Ibicaraí aprova LDO com emendas e derruba veto do Executivo - Bahia Expresso

Últimas


quinta-feira, 10 de julho de 2025

Câmara de Vereadores de Ibicaraí aprova LDO com emendas e derruba veto do Executivo



A Câmara de Vereadores de Ibicaraí realizou, na noite da quarta-feira, 9 de julho, a 14ª sessão ordinária do primeiro biênio (2025/2026) da 18ª Legislatura. A sessão contou com a presença de um grande público, que lotou as dependências da Casa Legislativa e toda a extensão da rua de acesso ao prédio.
Estiveram presentes os vereadores: Francisco Henrique (presidente), Alam Rogério (1º secretário), Demétrio Castro (2º secretário), Herbert Santana (vice-presidente), Edivaldo dos Santos, Guilherme Cardoso, Leonardo Alves, Rozenildo Malaquias, Clícia dos Santos Nascimento, Valdinei Oliveira e Alisson Carvalho, secretários, diretores e servidores públicos municipais.
A sessão teve início com a verificação de quórum. Em seguida, o presidente Francisco Henrique solicitou ao vereador Rozenildo Malaquias a leitura de uma passagem bíblica. Logo após, o diretor legislativo, Moisés Messias, fez a leitura do resumo da ata da sessão anterior, que foi aprovada por unanimidade.
Na sequência, teve início o Expediente do Dia com a leitura do Ofício nº 386/2025, do Ministério Público Federal/Procuradoria da República (Polo Ilhéus), fazendo referência ao processo nº 000441395/2013/4013311. O documento comunica a condenação com trânsito em julgado que suspende os direitos políticos da prefeita de Ibicaraí, Monalisa Gonçalves Tavares, e solicita que a Câmara adote as providências cabíveis, conforme o artigo 15, inciso V, da Constituição Federal.
Em seguida, o presidente dispensou o Pequeno Expediente e iniciou o Grande Expediente, abrindo espaço para o uso da tribuna popular pelos vereadores presentes, com tempo de até 10 minutos cada.
O primeiro a se pronunciar foi o vereador Ney Campos, que agradeceu a presença de todos, ressaltou a responsabilidade de exercer o cargo de vereador e destacou que o momento político atual não é um jogo, mas define o rumo da cidade e a vida de muitos servidores municipais contratados. Finalizou dizendo que "a vida continua e tudo pode mudar".
O vereador Guilherme Cardoso também saudou os presentes e destacou a difícil caminhada até a atual conquista do grupo político ao qual ele faz parte. O edil enalteceu os inúmeros avanços da atual gestão e demonstrou confiança: "Podem ter certeza de que não vamos parar, seguiremos lutando e, no final, venceremos, pois estamos do lado certo, do lado do povo”, afirmou.
O vereador Alam Rogério agradeceu à população que compareceu em massa à sessão, lotando o plenário e a rua em frente ao prédio. Defendeu a importância de posicionamento político e afirmou que Ibicaraí precisa continuar avançando, nunca retroceder. Reforçou seu compromisso com o povo e afirmou que sempre estará ao lado da população.
Encerrado o Grande Expediente, o presidente Francisco Henrique deu início à Ordem do Dia, com a aprovação, em segunda votação, do Projeto de Lei nº 10/2025 e sua redação final, que trata da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), com emendas. Na sequência, foi votado o veto do Executivo Municipal, ao Projeto de Lei nº 13/2025, que altera o plano de carreira do Magistério Público Municipal, que acabou sendo derrubado por unanimidade. Uma vitória da Educação municipal.
Não havendo mais itens em pauta, o presidente Francisco Henrique encerrou a sessão e convidou todos para a 15ª sessão ordinária, que acontecerá na próxima quarta-feira, 16 de julho de 2025.










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.