O presidente estadual do PDT na Bahia, deputado federal Félix Júnior, confirmou a adesão da sigla ao governo Jerônimo Rodrigues (PT). A declaração foi dada em entrevista ao programa Central de Política, após o rompimento do partido com a base do prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), e do ex-prefeito da capital baiana, ACM Neto, atual vice-presidente nacional do União Brasil.
Segundo Félix, a decisão foi respaldada pela direção nacional do PDT, com o aval do ex-ministro da Previdência e membro da direção nacional da legenda, Carlos Lupi.
Durante a entrevista, o deputado foi questionado pelo apresentador Neto Terra Branca sobre o impasse envolvendo a Comissão Provisória de Ilhéus. Ele afirmou estar buscando um entendimento entre os grupos internos do partido no município.
Já em resposta ao jornalista Gilvan Rodrigues, o deputado afirmou que o mesmo processo está sendo conduzido em Itabuna e em outras cidades do estado. “Estamos realizando o mesmo movimento em Itabuna e em outras cidades baianas, como parte de um processo de reorganização da estrutura partidária no estado”, afirmou.
Nas eleições municipais de 2024, o PDT teve participação ativa nos dois municípios do sul da Bahia. Em Ilhéus, integrou a chapa da candidata Adélia Pinheiro(PT), com o ex-vereador Augustão como vice. Já em Itabuna, lançou o médico Isaac Nery para a prefeitura e o policial rodoviário federal Cacá da Federal como vice.
Enquanto Félix Júnior avança na aproximação com o governo estadual, outros nomes do PDT permanecem alinhados com a administração de Bruno Reis em Salvador, como o deputado federal Léo Prates, o ex-deputado José Carlos Araújo e a vice-prefeita Ana Paula Matos.
PDT deve apoiar Jerônimo em 2026, aponta analista
Na avaliação do comentarista político e advogado Ruy Corrêa, o cenário aponta para uma aliança do PDT com Jerônimo Rodrigues também nas eleições de 2026. “O controle do PDT na Bahia está nas mãos de Félix Júnior, com respaldo de Carlos Lupi. O grupo adversário não tem a mesma força. Lupi deve atuar para conciliar os interesses entre as duas alas do partido”, analisou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.