Uesc promove I Mostra de Saúde e Bem-estar 50+ - Bahia Expresso

Últimas


sexta-feira, 8 de novembro de 2024

Uesc promove I Mostra de Saúde e Bem-estar 50+

A Enfermagem cuidando da comunidade do Salobrinho.




A Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) realizou no dia 22 de outubro o Projeto de Extensão Laboratório de Saúde do Idoso/NEPEMENF, do Departamento de Ciências da Saúde (DCSAU). A ação na Escola Municipal Prof. Jardelina Azevedo Leal, Salobrinho, Ilhéus, no período matutino com o objetivo de promover educação para o autocuidado e oferecer serviços de saúde e bem-estar para pessoas com idade igual ou superior a 50 anos.
Foram oferecidos aferição da pressão arterial, medida da glicemia capilar, avaliação dos pés de pessoas com diabetes, orientação sobre cuidados com a prevenção de lesões nos pés de pessoas com diabetes, prevenção de quedas no domicílio, prevenção da polifarmácia, estilo de vida saudável e bem-estar mental. Além de sorteio e lanches.
A ação contou com a parceria de gestores da Escola, da Secretaria Municipal de Saúde de Ilhéus, de Profissionais da Unidade de Saúde da Família do Salobrinho, do Projeto de Extensão Caravana Itinerante pela Segurança do Paciente, da Rede de Cuidado em Diabetes Mellitus e do Núcleo de Estudos do Envelhecimento, além da participação dos discentes e docentes das disciplinas Enfermagem na Atenção à Saúde do Idoso, Estágio Obrigatório em Serviços de Atenção Primária à Saúde e Enfermagem na Atenção à Saúde do Adulto I.
DE acordo com a professora Andrea Souza, coordenadora do projeto, “a promoção da saúde e a prevenção de doenças e de problemas comuns na velhice são importantes durante o processo de envelhecimento e na vivência de uma velhice ativa e saudável. Estar bem informado sobre como realizar o autocuidado nas condições crônicas, prevenir eventos que podem reduzir a saúde física ou psicoemocional e estar motivado para adotar ou manter um estilo de vida saudável são ações fundamentais para viver mais e melhor.”
Ela acrescenta que “as mudanças sociodemográficas vigentes requerem profissionais qualificados para o cuidado específicos de pessoas que envelhecem. A preocupação da Uesc reflete a necessidade de formar profissionais qualificados para lidar com as demandas específicas da população que envelhece, em resposta às mudanças sociodemográficas que o Brasil e o mundo estão vivenciando. O envelhecimento da população, causado pelo aumento da expectativa de vida e pela redução da taxa de natalidade, exige uma abordagem mais especializada e multidisciplinar para tratar doenças crônicas, promover o envelhecimento saudável e fornecer cuidados prolongados.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.