Renée Albagli Nogueira, reitora Uesc 1996-2004, é eleita para Academia de Letras de Ilhéus - Bahia Expresso

Últimas


quarta-feira, 6 de novembro de 2024

Renée Albagli Nogueira, reitora Uesc 1996-2004, é eleita para Academia de Letras de Ilhéus

A confreira vai ocupar a cadeira nº 32, em sucessão a Soane Nazaré de Andrade



A professora Renée Albagli Nogueira foi eleita para a Academia de Letras de Ilhéus (ALI). A reitora da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) no período de 1996-2004 vai ocupar a cadeira nº 32. A indicação foi do Acadêmico Josevandro Nascimento, assinado pelos confrades Rui Póvoas, Higino Filho, Tica Simões e Baisa Nora.
“Ao ser eleita para a cadeira nº 32, anteriormente ocupada pelo professor Soane Nazaré de Andrade, a Professora Renée Albagli Nogueira assume um lugar de grande importância na Academia. Essa sucessão evidencia a continuidade da tradição literária e cultural de Ilhéus, além de demonstrar a importância de manter viva a memória e o legado de figuras ilustres como o professor Soane Nazaré”, comemorou o reitor da Uesc, também eleito para cadeira nº 9 da Academia de Letras de Ilhéus.
Por sua vez, Ana Virgínia Cavalcante de Andrade, filha do professor Soane, destacou: “Tenho certeza que meu pai ficará muito feliz onde quer que ele esteja. Ninguém melhor que você (Reneé Albagli Nogueira), que sempre foi amiga e participante desta jornada, para ocupar este lugar. Justo e merecido!”
Para o vice-reitor da Uesc, o professor Mauricio Moreau, “a eleição da Professora Renée é um claro reconhecimento de sua destacada trajetória acadêmica e intelectual. Sua atuação na Uesc como reitora por duas gestões, e sua experiência em diversas áreas do conhecimento, certamente contribuirão para enriquecer os debates e as atividades da Academia”.
A professora Renée Albagli Nogueira é graduada em Biologia pela Universidade Santa Úrsula, no Rio de Janeiro, com Especialização na Universidade Católica de Minas Gerais e em Genética, na Unicamp. Fez Especialização em Gestão Universitária, na Universidade Estadual do Ceará; e Mestrado em Gestão Universitária, na Universidade Estácio de Sá, com a última etapa desta titulação concluída na St. Paul University, em Chicago (EUA). Tornou-se Doutora em Educação em 2010 pela Ufba.
Na Fespi (Federação das Escolas Superiores de Ilhéus e Itabuna), foi diretora acadêmica, diretora de Graduação e Extensão. Na Uesc, foi pró-reitora de Graduação e vice-reitora, e eleita reitora em 1996, tendo permanecido no cargo até fevereiro de 2004, quando terminou seu segundo mandato. Foi membro e presidente do Conselho Estadual de Educação (CEE).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.