Eleitores selecionados para trabalhar no dia do pleito devem confirmar o recebimento da carta de convocação no Portal do Mesário.
O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) iniciou as convocações dos mesários e prestadores de apoio que atuarão nas Eleições Municipais de 2024. Os cidadãos selecionados terão a importante missão de compor as mesas receptoras de votos e justificativas, as juntas eleitorais e fornecer apoio logístico no primeiro turno, marcado para o dia 6 de outubro.Imagem: reprodução
Segundo Turno
Caso seja necessário, um segundo turno será realizado no dia 27 de outubro nas cidades de Salvador, Feira de Santana, Vitória da Conquista e Camaçari. Nessa situação, os mesários convocados também atuarão nessas eleições.
Como será a convocação?
Os eleitores poderão ser convocados de três formas:
WhatsApp: Através do Chatbot Maia, no número (71) 3373-7000.
E-mail: Mensagem eletrônica enviada para o endereço cadastrado.
Carta: Envio pelos Correios ou por oficial de justiça.
E-mail: Mensagem eletrônica enviada para o endereço cadastrado.
Carta: Envio pelos Correios ou por oficial de justiça.
Confirmação e Treinamento
O eleitor convocado pela Justiça Eleitoral deverá acessar sua carta de convocação e confirmar o recebimento do documento no Portal do Mesário, disponibilizado na internet pelo TRE-BA, no prazo de cinco dias.
Impugnação e Proibições
Os partidos políticos têm o direito de contestar a designação dos membros das mesas receptoras de votos, desde que apresentem sua reclamação formal ao juiz eleitoral da zona responsável, no prazo de cinco dias após a publicação do edital.
É importante ressaltar que a legislação eleitoral proíbe que determinadas pessoas exerçam a função de mesário, como:Candidatos e seus familiares até o segundo grau.
Membros de diretórios de partidos com função executiva.
Autoridades e agentes policiais.
Funcionários em cargos de confiança do Executivo.
Servidores eleitorais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.