Ednailza Aboboreira e equipe tornam o Modelo de Itabuna um colégio de referência no sul da Bahia - Bahia Expresso

Últimas


Ita melhor

quinta-feira, 2 de maio de 2024

Ednailza Aboboreira e equipe tornam o Modelo de Itabuna um colégio de referência no sul da Bahia

 


Nesse dia do trabalhador, 1º/5, a operária da educação Ednailza Miranda Aboboreira diretora e a equipe do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães de Itabuna, estão de parabéns por tornarem essa unidade educacional referência de educação no sul da Bahia.
Agora vem aí, a II FECICOM - Feira de Ciências do Colégio Modelo, um evento costurado a várias mãos, isso mesmo. E a organização já está acontecendo, haja vista o trabalho de excelência que a professora Ednailza Miranda Aboboreira tem desempenhado como gestora dessa escola tão renomada do NTE 05, Litoral Sul. A FECICOM edição 2024, está às portas e traz consigo muita novidade boa. Isso porque ela ocorrerá em diversas etapas e a primeira delas será em agosto, com a mobilização e apresentação à comunidade grapiúna no Centro de Cultura Adonias Filho dos trabalhos culturais e científicos realizados pelos estudantes e professores do Modelo de Itabuna.
Todavia, essa é uma realidade possível, graças ao empenho e o brioso trabalho desenvolvido pela gestora Ednailza (carinhosamente conhecida como Tia Nai) que, pela 7º vez ganhou o concorrido edital do CNPQ, de fomento às Feiras de Ciências às escolas públicas do Fundamental, Médio e Técnico. Ganhar um concurso dessa natureza está diretamente ligado a uma gestão atenta, comprometida com a educação, com a coisa pública e norteada pelos princípios democráticos e participativos. Para tanto, faz-se importante salientar que foi a escrita dos projetos feita por tia Nai e equipe de professores, que juntos proporcionaram essa tão valiosa conquista para a comunidade escolar e local. Ano passado, as professoras Tia Nai e Maria Goretti foram até Brasília para participarem do Encontro Nacional de Popularização da Ciência Ennio Candotti – 2023, que aconteceu nos dias 12 e 13 de dezembro de 2023, no San Marco Hotel, Brasília/DF. Evento este que possibilitou que a gestora do Modelo costurasse parcerias importantes para a educação pública de qualidade.
A comunidade escolar do Colégio Modelo de Itabuna reconhece e, por isso, agradece o empenho hercúleo desenvolvido pelo governo do Estado da Bahia, na pessoa do nosso Excelentíssimo governador, o professor Jerônimo Rodrigues, bem como à professora Rowenna Brito, nossa Secretária Estadual da Educação, que com escuta vem delineando os caminhos que serão seguidos e é este caminho que ora se suscita, sobretudo num traçado de diversas contribuições intelectuais: a do professorado, dos pais, a dos apoios dos órgãos colegiados e dos mais diversos desprendimentos e generosidades, sem as quais produzi-lo com esta profundidade e com esta aproximação, não seria possível.
Diante do exposto, suscita-se a preocupação relativa à continuidade desse fazer cujos frutos são abundantes, viçosos e doces. Destaca-se que o referenciado fazer da diretora Nai e equipe ocorre mediante o fomento e incentivo da SEC/BA, à medida que viabiliza a implementação de programas como o Educa Mais Bahia, que tem despertado talentos estudantis e contribuído para a ressignificação da aprendizagem.
E o que dizer da FECIBA - Feira de Ciências, Empreendedorismo Social e Inovação da Bahia que todos os anos, desde a gestão de Tia Nai, o Modelo envia vários projetos que são premiados? Assim, o governo estadual através da Secretaria Estadual da Educação oportuniza que alunos possam ir à capital, usufruindo de um ótimo transporte, hospedagem 5 estrelas, bem como a tessitura de redes com colegas de vários cantos da nossa imensa Bahia. Ano passado, por exemplo, na Arena Fonte Nova, local onde aconteceu o evento do Colégio Modelo presenteou, a então secretária de educação, a professora Adelia Pinheiro, com um Amigurumi confeccionado por estudantes e oficineira do Educa mais Bahia, cujo projeto versou sobre a representação de Pessoas com Deficiência (PCD).
É sabido que as situações de uma escola não são fáceis: liderar equipes de trabalho, conversar, envolver os sujeitos do processo educativo, coordenadores, professores, pais a acreditar e perseverar nas mudanças positivas que colocam como atores principais desse processo, os nossos educandos e educandas. Por isso, a comunidade escolar do Colégio Modelo tem grande admiração e respeito por esta grande mulher, Tia Nai, que reconhece e enaltece os feitos do governo, com sua governança transparente e humana, buscando da melhor maneira que as circunstâncias de nossa qualidade de ensino suscitem melhorias que saem de nossas mãos e de nossas mentes, com resoluções assertivas, com palavra de afinco e união, com sorriso nos lábios e vontade de fazer, ser e construir o melhor.
Sigamos juntos e unidos, para que continuemos a construir uma educação pública de qualidade, que só em 2023 levou mais de 55 alunos e alunas às universidades e faculdades, dando importância ao que é pregado pela gestão do governador Jerônimo Rodrigues, parafraseamos dizendo: “GENTE QUE CUIDA DE GENTE E QUE RESGATA O SONHO DO POVO!”






Nenhum comentário:

Postar um comentário