Câmara de Ibicaraí aprova em caráter de urgência Projeto de Lei 14/2024, que dispõe sobre cargos no SAAE - Bahia Expresso

Últimas


Ita melhor

sexta-feira, 10 de maio de 2024

Câmara de Ibicaraí aprova em caráter de urgência Projeto de Lei 14/2024, que dispõe sobre cargos no SAAE






A décima sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Ibicaraí aconteceu na noite de quarta-feira, dia 8 de maio, e na oportunidade contou com a presença dos vereadores: Herbert Santana (Herbinho), Francisco Araújo Henrique (Chico do Doce), primeiro secretário; José Raimundo Soares Simões (Dú Artes), como 2º secretário; Aroldo Melo (Aroldão do Povão), Edivaldo dos Santos (Edy da Vila), Alam Rogério (Alam do Bairro Novo), Silvana de Santana, Clícia Guerreira e Ednaldo José dos Santos (Lió), o diretor administrativo da Câmara, Moisés Messias, Andrea Silva Souza, intérprete de Libras da Câmara, imprensa local e público.

Na sequência o presidente da Casa solicitou à vereadora Silvana de Santana que fizesse a leitura de uma passagem bíblica. No momento seguinte o diretor legislativo Moisés Messias fez a leitura da Ata da sessão anterior que foi aprovada por unanimidade.

O diretor legislativo ainda leu o expediente do dia, com a leitura do Projeto de Lei 14/2024; a Indicação 08/2024 e o Ofício do TCM 258/2024. No momento seguinte, o presidente da Casa deixou de lado o pequeno expediente e abriu o Grande Expediente com o uso da tribuna por até 10 minutos para os vereadores presentes.
O primeiro a falar foi Aroldo Melo. O edil falou da movimentação na cidade com a festa na praça Henrique Sampaio e o primeiro Ibicaraí Moto Rock e a festa do bairro Agripino Monteiro (Bairro Novo). Aroldo falou também das conquistas do bairro Delfino Guedes, o popular Mutirão. Aroldo afirmou que a atual gestão vai calçar ruas e vai reformar e ampliar a ponte naquele bairro. Por último o edil falou sobre as inúmeras obras que a atual gestão está fazendo de calçamento e saneamento básico.
Alam Rogério foi o segundo edil a fazer uso da tribuna. O edil saudou a todos os presentes e falou da pavimentação e saneamento básico do Bairro Novo. No momento seguinte o vereador falou do 5º Carnafolia, que aconteceu no último final de semana no Bairro Novo. Alam fez um grande agradecimento a todos que colaboraram e ajudaram na realização da festa. "Apesar de todas as dificuldades a festa foi um grande sucesso e já estamos pensando na sexta edição. Com relação à cidade, quero deixar claro que estou aqui para fiscalizar e cobrar e preciso ser justo e lembrar que através das cobranças desta Casa, as travessas A, B, C e D do Bairro Novo foram calçadas", disse Alam.
DuArtes também fez uso da fala na tribuna, saudando a todos os presentes e falando do processo político. Mais uma vez lembrou que só vai se eleger quem trabalha e quem o povo escolher. O edil falou da obra na praça da Igreja Matriz e solicitou do poder público municipal a construção de passarela na ponte da avenida Itabuna.
Lió saudou a todos os presentes. No momento seguinte o edil pediu um minuto de silêncio pela tragédia no Rio Grande do Sul. O edil cobrou uma melhor atenção dos servidores públicos que trabalham no prédio da prefeitura e cobrou também uma limpeza melhor na represa do Luxo. Lió disse que é preciso usar a Pochan na zona rural. O edil cobrou planejamento e vontade de querer fazer. Lió parabenizou pelo calçamento de algumas ruas e ao mesmo tempo criticou o serviço que tem sido feito pela atual gestão. "O nosso trabalho aqui na Câmara é o de cobrar e fiscalizar, e isso eu tenho feito", disse Lió. Por fim o edil fez duras críticas ao locutor Orley Alves e a empresa JB Transportes.
Silvana Santana saudou a todos os presentes. A edil agradeceu mais uma vez a Deus por todas as glórias e bênçãos. Silvana parabenizou o vereador Alam pelo o 5º Carnafolia do Bairro Novo. Silvana cobrou providências para fazer a rede de esgoto das casinhas do bairro Bela Vista e a construção de uma praça no bairro Duque de Caxias. Silvana deixou claro que todos os pedidos e solicitações feitos por ela são via ofício e protocolo. Por fim, a edil deixou claro que trabalha e vai votar a favor quando for do interesse do povo e contra quando for de interesse pessoal e lembrou de alguns projetos (de sua autoria) que são aprovados na Câmara e o Executivo Municipal não tira do papel.
Herbinho saudou a todos os presentes. O presidente elogiou a postura dos edis e lembrou que é necessário fazer críticas construtivas. Herbinho lembrou que é importante haver respeito sempre entre os pares e os poderes. O edil fez questão de dizer que a atual legislatura fez muito e aprovou muitos projetos importantes os quais têm feito o município avançar. Por fim Herbinho lembrou que a Casa quase nunca será unânime, pois toda unanimidade é burra.
No momento seguinte, o presidente deu início a Ordem do Dia com uma urgência especial para a aprovação do Projeto de Lei 14/2024. Os 9 edis presentes aprovaram o pedido de caráter de urgência. Na sequência aconteceu a leitura do parecer e votação única do projeto de Lei 14/2024, que também foi aprovado por unanimidade. Por último, a redação final também foi aprovada por unanimidade e agora segue para a sanção do executivo municipal.
Por fim, o presidente encerrou a sessão e convidou a todos para a próxima sessão que acontecerá na próxima quarta-feira, dia 15 de maio de 2024.










Nenhum comentário:

Postar um comentário