Mobilização de combate ao mosquito da dengue em Bairros de Itapetinga - Bahia Expresso

Últimas


Ita melhor

segunda-feira, 15 de abril de 2024

Mobilização de combate ao mosquito da dengue em Bairros de Itapetinga


Bairros Américo Nogueira, Quintas do Morumbi, Quintas do Sul e Recanto da Colina,receberam o “Faxinaço” da Força Tarefa no fim de semana.


A Secretaria Municipal de Saúde de Itapetinga finalizou com êxito a 1ª semana da Força Tarefa de Combate à Dengue, que teve início no dia 08, com reuniões, planejamento e alinhamento das ações, mas a Ação Integrada começou mesmo no dia 09, no bairro Nova Itapetinga (abrangendo o Residencial Moacyr Moura, Casas Populares, Núcleo Habitacional Osvaldo Brito e Ecosane).
A Força Tarefa recebeu apoio total da prefeitura municipal de Itapetinga, ganhou reforço da SESAB através do Núcleo Regional de Saúde do Sudoeste e da Base Regional de Itapetinga, do Corpo de Bombeiros Militar das Unidade de Vitória da Conquista (7º GBM), de Valença (5º GBM) e de Santo Antonio de Jesus (16º GBM) com 30 Bombeiros (sendo 23 homens e 7 mulheres) sob o comando do Asp BM Nascimento), tivemos ainda o auxílio dos Atiradores do Tiro de Guerra 06-023 da 6ª Região Militar, sob o comando do Subtenente Antonio Luiz da Silva Filho, auxiliado pelo Cabo Cleimon, das Secretarias de Saúde com toda sua estrutura, Transportes, Infra Estrutura e Serviços Públicos, Meio Ambiente, Educação e SAAE.
Dentro da Força Tarefa foram realizadas diversas Ações de Enfrentamento e Combate ao Mosquito da Dengue:
1º) Faxinaço Pesado é responsável pela retirada de lixo, entulho, resto de construção e material de descarte das ruas, áreas abertas e terrenos baldios abertos, além de recolher a coleta feita pelas equipes de Endemias e agentes comunitário de saúde nos quintais e residências.
2º) Faxinaço de Coleta e Eliminação de Focos e possíveis Criadouros realizado pelos agentes de Endemias, agentes comunitários de Saúde e os atiradores do Tiro de Guerra que entram nas residências, quintais e terrenos para orientar sobre os cuidados com a limpeza, como o mosquito se reproduz, sobre as fases do mosquito, além da coleta de recipientes que servem de criadouros durante o acúmulo de água. Esse material é retirado e colocado em saco apropriado e ao final da limpeza é deixado na via para as equipes do Faxinaço Pesado recolher.
3º) Ação de Bloqueio Perifocal (Fumacê) com uso de bombas manuais (UVB Costal) utilizando inseticida específico para combater o mosquito na fase adulta através do Corpo de Bombeiros Militar acompanhados dos agentes de Endemias, os agentes comunitários de Saúde e técnicos do Núcleo de Saúde do Sudoeste e da Base Regional de Saúde de Itapetinga, que na primeira semana chegou aos bairros Nova Itapetinga (começando pelas Casas Populares e Residencial Moacyr Moura), Núcleo Habitacional Osvaldo Brito (Agarradinho), Parque Residencial Itapetinga (Ecosane), Vitória Régia, Clodoaldo Costa, Otávio Camões, Primavera, Camacã, Centro, Central de Abastecimento, São Francisco de Assis, Quintas do Morumbi, Morumbi, Quintas do Sul (Região Norte e Região Sul), os clubes, prédios públicos, comércio local, áreas de umidade, entre outros.
A Força Tarefa terá mais uma semana de trabalho, recomeçando pelos bairros das Vilas, Residenciais do Minha Casa Minha Vida, demais bairros da sede e a Ação integrada encerrará as atividades em Bandeira do Colônia (Distrito de Itapetinga).



Dados e Números da Mobilização: 200 pessoas envolvidas, Secretarias de Saúde, Transportes, Infraestrutura e Serviços Públicos, Meio Ambiente, Governo, Educação, SAAE, Sesab através do NRS – Núcleo Regional de Saúde do Sudoeste, Base Regional de Saúde, Corpo de Bombeiros Militar das seguintes Unidades (5º, 7º e 16º GBM) e o Tiro de Guerra 06-023 da 6ª Região Militar.
No Bairro Nova Itapetinga nos 4 dias de Ação Integrada (terça, quarta, quinta e sexta-feira – de 09 a 12 de abril) foram retiradas 1000 Toneladas de Lixo, entulho, resto de construção e material de descarte, sendo 920 toneladas de material grosso (lixo e entulho) e 80 toneladas de material de descarte que foram retirados das residências e quintais durante o Faxinaço.
No Américo Nogueira, Quintas do Sul (Asa Sul e Asa Norte) e Recanto da Colina foram retiradas 576 toneladas de lixo, entulho e material de descarte, sendo 512 toneladas de material grosso (lixo e entulho) e 64 toneladas de material de descarte (móveis velhos, eletrônicos e lixo).
No 1º Faxinaço da Prefeitura através das Secretarias de Saúde e Transportes no mês de fevereiro nas Vilas Riachão, Nery, Rosa, Maria, Clerolândia, Hilda Gama, Nova Esperança e parte da Vila Isabel foram retiradas 980 toneladas de lixo, entulho e material de descarte.
Total de Material retirados das ruas, casas e terrenos baldios durante as Ações de Combate à Dengue até agora: 2.556 Toneladas de lixo, entulho e todo tipo de material de descarte em geral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário