Centro Médico Pediátrico de Itabuna comemora dois anos de reinauguração com sucesso - Bahia Expresso

Últimas


Ita melhor

segunda-feira, 1 de abril de 2024

Centro Médico Pediátrico de Itabuna comemora dois anos de reinauguração com sucesso





Quando se trata de atendimento médico pediátrico público, o hospital referência em Itabuna e nas cidades circunvizinhas certamente é o Centro Médico Pediátrico de Itabuna (CEMEPI). Dois anos depois da reinauguração, o CEMEPI comemora o salto de qualidade no atendimento hospitalar infantil no município e os números de atendimentos e consultas realizados.
Com mais de 50 anos de existência, o CEMEPI passou quase cinco anos de portas fechadas. Diante desse quadro de negligência, o prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), se comprometeu durante a campanha eleitoral em reabrir a unidade hospitalar e melhorar a qualidade do atendimento médico infantil.
Para que houvesse sucesso no atendimento infantil especializado, a Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, procurou parcerias público-privadas e com o investimento de cerca de R$ 600 mil de emenda parlamentar do deputado federal Paulo Magalhães (PSD-BA) e com o aporte financeiro da própria prefeitura, foi iniciado o processo de planejamento e as obras de requalificação do CEMEPI.
Em março de 2022, a população recebeu um centro médico totalmente revitalizado, salas climatizadas, novos equipamentos médicos, brinquedoteca, TV, sala de atendimento, dois banheiros, fraldário e consultório de triagem tudo para dar mais conforto para as crianças atendidas e aos acompanhantes responsáveis, além de uma nova fachada, jardim, iluminação e sinalização em todos os ambientes.
A subsecretária municipal de Saúde, Lânia Peixoto, sublinhou que a reabertura do CEMEPI foi muito importante para a comunidade itabunense e desafogou o Hospital Manoel Novaes. “Os números reforçam a importância da reabertura do CEMEPI e muitas vidas são salvas com a unidade pediátrica”, completou.
De acordo com o administrador Nailton Sales, o centro médico com o atendimento 24 horas, desde a reinauguração, já realizou 310.478 atendimentos no Pronto-Socorro. Entre exames laboratoriais e de raios-X, ultrassom, fisioterapia e outros procedimentos ambulatoriais, são contabilizados 62.586 consultas e 1.148 internações. Cerca de 200 crianças são atendidas por mês.
“O CEMEPI foi bem-vindo para a pediatria de Itabuna e municípios pactuados. Os números mostram que estamos tendo resultados, e é muito satisfatório”. diz Nailton Sales. Ele enfatizou que para que tudo isso possa acontecer o CEMEPI conta com um quadro de profissionais especializados de 50 funcionários, sendo que do total 13 são médicos plantonistas.
Moradora do Bairro Jaçanã, a dona de casa Clemilda Santos relatou que o atendimento é excelente e o novo espaço trouxe mais conforto para as crianças e para os responsáveis. “O novo espaço está ótimo, hoje está tudo uma maravilha! Há 30 anos meus filhos eram tratados, acompanhados pela doutora Ieda e outros médicos que atendiam aqui. Hoje são os meus netos que trago para cá e os médicos e os enfermeiros são muito bons, Aqui é tão bom quanto clínicas particulares”, concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário