A Intolerância Política: Um Obstáculo à Democracia e à Amizade - Bahia Expresso

Últimas

sábado, 6 de abril de 2024

A Intolerância Política: Um Obstáculo à Democracia e à Amizade





Mário Lago, comunista histórico, dizia que “a esquerda só se une na cadeia”. A frase de Lago nunca foi tão atual. Passados os anos de ditadura, de golpe e tentativas de golpe a frase nunca esteve tão viva: a esquerda livre continua desunida e parece não ter aprendido nada. Fernando Pessoa dizia “tenho em mim todos os sonhos do mundo”. Em meios a exclusões que observo, sou um sonhador e espero que isso, assim como a epidemia “passe logo”. A vacina é ter a compreensão que a diversidade de ideias é uma força e não uma fraqueza. Devemos aprender a conviver com as diferenças, debater de forma civilizada e respeitar as escolhas individuais. Somente assim poderemos construir uma sociedade verdadeiramente democrática e inclusiva, onde as amizades não sejam abaladas por questões políticas passageiras. Aonde você estava há 20 anos? Quem apoiou? Quem defendeu? Com quem trabalhou? Pergunte-se. Faça a autocrítica.

Em um momento de turbulências, é importante lembrarmos que a paz, o respeito e a união são valores fundamentais para a construção de uma sociedade mais harmoniosa e justa.

Ninguém. Ninguém detém o monopólio da verdade absoluta, como nos ensina o filósofo francês Michel Foucault. Ao reconhecermos a falibilidade de nossas próprias convicções e abraçarmos a diversidade de pensamento, abrimos espaço para o diálogo, o entendimento mútuo e, por fim, para a reconciliação.

Que possamos, então, cultivar a empatia, o diálogo respeitoso e a compreensão mútua, mesmo diante de nossas divergências políticas. Somente através da união e do respeito mútuo poderemos superar as barreiras que nos separam e construir um futuro onde a amizade e o entendimento prevaleçam sobre o ódio e a intolerância. Que cada um de nós se comprometa a ser um agente de paz e reconciliação em nossas comunidades, em nossas tribos, fortalecendo os laços que nos unem como seres humanos, independente do lado da rua que estivermos naquele instante.

E pra quem acha que acha que uma opção pontual vai nos desviar dos nossos propósitos, fica o ensinamento do saudoso poeta Thiago de Mello:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.