Itapetinga: Secretários e técnicos da saúde avaliam positivamente o faxinaço que vem sendo realizado no combate à dengue - Bahia Expresso

Últimas


Ita melhor

terça-feira, 12 de março de 2024

Itapetinga: Secretários e técnicos da saúde avaliam positivamente o faxinaço que vem sendo realizado no combate à dengue

 

Prefeitura Municipal de Itapetinga – O Projeto batizado de Faxinaço, que consiste na realização de um Mutirão de Limpeza nos bairros de maior infestação, vem dando certo. Já realizado em oito bairros do município, de onde a prefeitura retirou mais de 500 tonelas de lixo, entulho e material de descarte que estavam depositados em quintais, áreas privadas e em vias públicas. O Faxinaçao teve início no ia 02 de fevereiro, abrangendo os bairros Vila Aurora, Hilda Gama, Clerolândia e Nova Esperança.
A continuação do Faxinaço no sábado, 09, ocorreu na Vila Rosa, alcançando o Vila Maria, o restante do Clerolândia e o começo da Vila Riachão. Trabalho coroado de êxito, com a participação da comunidade que tomou conhecimento da ação e aproveitou o ensejo para fazer uma geral dentro de casa e no entorno, resultando em tonelas de lixo e material de descarte.
Os agentes de Endemias e os Agentes Comunitários de Saúde visitaram os moradores durante a semana, divulgando o Faxinaço, entregando um saco plástico reforçado de 100 litros para ajudar na arrumação do material de descarte, coletando amostras, entregando panfletos, orientando e conscientizando o morador a mudar de comportamento (não deixar água parada, não acumular lixo e nem permitir que o vizinha o faça), abraçar as açõs da prefeitura no combate ao moquito da Dengue.
O Secretário de Transportes Sr. José Reinan que liderou sua equipe desde às 06:00h da manhã, comentou sobre a continuação do Faxinaço. “Estamos muito felizes com o êxito doFaxinaço, pois começamos no dia 02, no Vila Aurora, Hilda Gama, Clerolândia e Nova Esperança, de onde retiramos mais de 300 toneladas de lixo, entulho de construção e material de descarte. Na ação de sábado, 09/03, contamos com a integração das secretarias e também do SAAE que nos cedeu dois veículos com duas equipes”, declarou Zé Reinan.
De acordo com a secretária de saúde, o objetivo é chegar a todos os bairros onde foram registrados maior número de casos da doença e seguir vigilantes para garantir o controle e evitar a proliferação do mosquito. “A gente sabe que a luta contra a dengue é um trabalho de todos. A população tem se conscientizado sobre isso e, junto com o poder público, seremos capazes de vencer essa batalha”, disse a secretária Rosânia Rabelo.
O Secretário de Governo, Sr. Orlando Ribeiro comentou sobre o Faxinaço que vem sendo realizado no município nos bairros de maior infestação. “De dentro do gabinete do prefeito, nasceu o Itapetinga Mais Perto de Você, uma realidade que chegou até à população, logo depois, por inicitiva da secretária de saúde, nasceu o projeto de Mutirão de Limpeza nos bairros que já é um sucesso absoluto. Nós estamos preocupados com o bem estar da população no quisito saúde, demonstrando que a administração de Rodrigo Hagge está trabalhando muito para cuidar melhor da saúde da população”, declarou o secretário Orlando Ribeiro
De acordo com Daniel Sampaio (Supervisor Geral de Endemias), os bairros que receberam o Faxinaço foram mapeados previamente, dividos em 22 quarteirões, com visitação de 1200 imóveis, área de maior infestação com 6%. Durante o trabalho dos agentes de endemias e os agentes comunitário de saúde, foram retirados das residências muitos depósitos que acumulavam água que transformavam em criadouros do mosquito da Dengue. “Utilizamos todo nosso efetivo que realizou um trabalho altamente positivo que culminou com panfletagem, orientação, coleta de amostras, entrega do saco plástico reforçado para armazenagem o lixo ou descarte”, enfatizou Daniel Sampaio.
Márcio Ribeiro – Coordenador de Endemias comentou sobre a continuação do Faxinaço. “Os agentes de Endemias trabalham em conjunto com os ACS (Agentes Comunitário de Saúde) que resultam numa ação de sucesso, pois estão no dia a dia da comunidade e conhecem a realidade de cada morador, da área onde atuam, ajudaram no mapeamento e planejamento dessa ação. O poder público está fazendo a sua parte no Combate à Dengue, precisamos chamar a nossa comunidade para participar de forma ativa nesse combate, se conscientizando e nos ajudando a eliminar o mosquito Aedes Aegypti.
O morador Manoel Moura, da Rua Espírito Santo, bairro Vila Rosa, falou com a nossa reportagem. “Esse trabalho que está sendo realizado no bairro é muito importante. Precisamos pedir a compreensão das pessoas em fazer a sua parte, não deixar água parada, limpar sua casa e seu quintal, chamar atenção do vizinho, pois só dessa forma vamos vencer essa guerra. Para ouvi-lo basta clicar no Play abaixo

Nenhum comentário:

Postar um comentário