Itapetinga: Prefeitura trabalha para recuperar área do Parque da Matinha atingida pelo fogo - Bahia Expresso

Últimas


segunda-feira, 18 de dezembro de 2023

Itapetinga: Prefeitura trabalha para recuperar área do Parque da Matinha atingida pelo fogo



No último domingo, 17, o Parque da Matinha foi atingido por um incêndio em sua área de mata. Uma rede de alta tensão estourou e, com a mata seca devido à longa estiagem, o fogo se alastrou rapidamente. Toda a equipe foi mobilizada para evacuar a área, conter a queimada e reduzir os danos.
Agora, a secretaria de meio ambiente trabalha no Plano de Recuperação de Área Degradada (PRAD). No espaço devastado pelo fogo, após os cuidados necessários com o solo, serão plantadas mais de mil mudas nativas da Mata Atlântica, produzidas no próprio Parque. Além disso, será feito o plantio de capineira, que fornecerá forragem verde e servirá de alimento aos animais.
A equipe também já iniciou uma busca ativa dos animais que viviam soltos na área do parque. Os espécimes encontrados serão encaminhados para atendimento clínico dos médicos veterinários.
“Desde sua reabertura, o Parque da Marinha vem mantendo um importante trabalho de conservação e preservação da fauna e da flora. Ter essa estrutura atingida por um incêndio dessa proporção deixa a todos consternados, claro. Mas toda a nossa equipe foi, desde que definimos o novo perfil do zoológico, devidamente preparada para enfrentar intempéries e solucionar problemas e estamos trabalhando com muito afinco nisso. Não tenho dúvidas que muito em breve vamos nos orgulhar do resultado que conquistamos e teremos, novamente, preservada, essa nossa reserva de Mata Atlântica com toda a vida que ela nos oferece”, explicou o secretário Fábio Viana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário