Câmara de Vereadores de Ibicaraí realiza 32ª sessão ordinária de 2023 - Bahia Expresso

Últimas


segunda-feira, 11 de dezembro de 2023

Câmara de Vereadores de Ibicaraí realiza 32ª sessão ordinária de 2023





A Câmara de Vereadores de Ibicaraí realizou na noite de quarta-feira, dia 06 de dezembro de 2023, a 32ª sessão ordinária de 2023 e na oportunidade contou com a presença dos vereadores Herbert Santana, Francisco Henrique, José Raimundo Soares Simões, Aroldo Melo, Ednaldo José dos Santos, Edivaldo dos Santos, Silvana de Santana, Alam Rogério e Jonathas Soares, além do diretor legislativo da Casa, Moisés Messias, o assessor jurídico Carlyle Assis, profissionais de imprensa e sociedade civil organizada.
A sessão foi aberta com a vereadora Silvana de Santana fazendo a leitura de um trecho bíblico. Em seguida, o diretor legislativo da Câmara, Moisés Messias, fez a leitura do resumo da ata da sessão anterior, que foi aprovada por unanimidade pelos edis presentes.
No momento seguinte Moisés fez a leitura do expediente com a leitura da mensagem do Projeto de Lei 29/2023, que solicitou ao Legislativo Municipal - em regime de urgência - a aprovação para contratar junto ao Banco do Brasil operações de crédito de até R$ 5.290.000,00 (cinco milhões, duzentos e noventa mil reais) para investimentos estruturais na sede e zona rural.
O assessor jurídico Carlyle Assis fez o uso da palavra por cerca de 30 minutos para a leitura detalhada do parecer técnico jurídico, feito pela comissão da Câmara a partir de denúncia impetrada pela cidadã Sheila Vieira dos Santos, sobre a "CPI do Querosene”. O laudo apontou incoerências na suposta denúncia e ficou comprovado que houve erro de digitação na identificação das supostas notas e placas do veículo. O parecer opta pelo arquivamento da denúncia, mas o mesmo será votado pela Casa na próxima sessão ordinária.
Em seguida o presidente da Casa dispensou o pequeno expediente e abriu o grande expediente franqueando a palavra pelo tempo de até dez minutos para os vereadores presentes.
DuArtes foi o primeiro vereador a falar. O edil parabenizou a gestão, pois fez uma solicitação e foi atendido. Em seguida o edil falou da crise hídrica que assola a cidade e cobrou providências. Por fim DuArtes pediu que a Infraestrutura faça a limpeza do Rio do Meio e das bocas de lobo da cidade e solicitou a reforma da praça do bairro Duque de Caxias e cobrou a reforma das ambulâncias.
Alam Rogério foi o segundo a falar e iniciou o seu discurso falando do papel do vereador. Na sequência o edil falou da necessidade de ter mais ambulâncias funcionando. O edil também falou da questão hídrica na cidade. Alam falou da importância de fazer mais investimento no SAAE e da limpeza do Ribeirão do Meio. Por último o edil falou do parecer que foi lido e disse que o seu posicionamento será sempre firme, deixando a política de lado e agindo com transparência. Por fim, Alam agradeceu ao deputado Rosemberg Pinto e ao Governador Jerônimo pela aquisição de mais uma viatura para o município e ao mesmo tempo o edil parabenizou Osaná Crisóstomo pela bela direção da fábrica de chocolates Bahia Cacau. Alam falou ainda dos valores do PAA para o ano de 2024.
O edil Lió saudou a todos os presentes e fez um discurso pautado na zona rural e na preservação das nascentes. Lió falou do desmatamento que vem acontecendo na região do Jacarandá, mas ao mesmo tempo lembrou que muitos pequenos agricultores querem plantar. Lió falou ainda sobre a situação das ambulâncias.
Aroldo saudou a todos os presentes e aproveitou para falar do excelente atendimento no hospital e ressaltou a importância dos serviços oferecidos pela saúde local e do excelente atendimento na Regulação. Aroldo falou do bairro Delfino Guedes (Mutirão) e lembrou que em breve ruas serão calçadas naquela localidade.
No momento seguinte, o presidente da Casa encerrou o expediente e deu início a Ordem do dia, com a votação do parecer do Projeto de Lei 30/2023, que foi aprovado por unanimidade. Em seguida a emenda foi lida e aprovada. Finalizada a primeira discussão do projeto, que também foi aprovado por unanimidade. O projeto segue para segunda votação e aprovação na Câmara, que acontecerá na próxima sessão.
Por último o presidente encerrou a sessão e convidou a todos para a próxima sessão ordinária que irá acontecer na quarta-feira, dia 13 de dezembro de 2023.








Nenhum comentário:

Postar um comentário