CÂMARA FORMA COMISSÃO PARA INVESTIGAR VEREADOR POR FALA SOBRE ANDREA CASTRO - Bahia Expresso

Últimas


Ita melhor

quarta-feira, 28 de junho de 2023

CÂMARA FORMA COMISSÃO PARA INVESTIGAR VEREADOR POR FALA SOBRE ANDREA CASTRO

Pimenta na Muqueca 

A  Camara de Vereadores de Itabuna instalou, nesta quarta-feira (28), o Conselho de Ética encarregado de investigar se o vereador Danilo da Nova Itabuna (UB) incidiu em quebra de decoro parlamentar quando se referir à advogada e primeira-dama Andrea Castro como cadela, durante pronunciamento na Casa (relembre). A fala gerou reações diversas, inclusive do prefeito Augusto Castro (PSD), que cobrou providências do Legislativo. Andrea também reagiu, anunciando medidas judiciais.
Os vereadores titulares do Conselho são Wilmaci de Oliveira (PCdoB), Francisco Edes Batista (Republicanos), Gilson Souza de Jesus (PL), Adão Lima de Andrade (PSB) e José Boaventura dos Santos (Avante). Ficaram na suplência Alex Alves Melo (Agir), Cosme Olivera Rosa (PMV), Ronaldo GEraldo dos Santos (PL), Solon Pinheiro (Solidariedade) e José Devaldo (PP). A definição dos nomes foi consensual, segundo o presidente da Câmara, Erasmo Ávila (PSD), que levou a lista ao plenário para referendo dos pares.
Trabalho da Comissão já começa hoje. O grupo de trabalho tem poder de polícia para tocar as investigações e produzirá relatório sobre a conduta do vereador. Ao final, o texto será submetido ao plenário da Câmara. Na esfera política, o julgamento de quebra de decoro pode resultar na cassação de mandato.


VEREADOR DIZ QUE NÃO TEVE INTENÇÃO DE OFENDER
 Danilo está na mira de colegas por fala sobre a primeira-dama

Após reações à sua fala, o vereador Danilo Freitas divulgou nota de retratação. Segundo ele, no contexto de seu pronunciamento, o uso do nome da cadela Lassie para se referir a Andrea foi uma referência à publicação de clipe com a música Pit Bull Enraivado nas redes sociais do prefeito Augusto Castro.
Danilo acrescentou que não quis ofender a primeira-dama, disse que a admira e que sempre manteve relação respeitosa com Andrea Castro. “Sou um homem casado, criado pela minha avó, sempre fui defensor das mulheres. Ressalto aqui o meu respeito a todas as mulheres. Sabemos que vivemos ainda em uma sociedade machista, em que mulheres lutam todos os dias por uma sociedade mais justa, plural e igualitária”, escreveu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário