Câmara de Vereadores de Floresta Azul realiza sessão ordinária - Bahia Expresso

Últimas


Ita melhor

quarta-feira, 14 de junho de 2023

Câmara de Vereadores de Floresta Azul realiza sessão ordinária

 


A Câmara de Vereadores de Floresta Azul, realizou na noite de segunda-feira, dia 12 de junho, a penúltima sessão ordinária, antes do recesso de meio de ano. O vereador Márcio Soares de Souza, Presidente da Casa iniciou a sessão convidando o vereador Gideon Matias para ocupar o cargo de Segundo Secretário. Dando continuidade, pediu ao edil para fazer a chamada dos vereadores presentes e deu por aberta a sessão por possuir número suficiente. Justificou a ausência do vereador Ubiratan Batista e da vereadora Iraildes, que não estão presentes na cidade por motivo de força maior. Em seguida, convidou o vereador Marcos Alberto para ler um texto da Bíblia. 

O servidor Aldo Barros fez a leitura da ATA da sessão anterior, que foi aprovada por unanimidade, com ressalva feita pelo vereador Marcelo Reis, que pediu a correção em relação a guarita da praça do Jardim Encantado, na qual não constava o local. Em seguida o vereador Ednaldo Barbosa informou ao presidente e aos colegas presentes sobre a necessidade de se ausentar da sessão por questões pessoais e foi autorizado a fazê-lo.

Dando continuidade à sessão, o presidente solicitou o Primeiro Secretário Caio de Jesus para fazer a leitura do Pequeno Expediente, que deu início lendo a indicação nº 05/2023, feita pela vereadora Daniela Vieira, da determinação da Secretaria de Agricultura e do Meio Ambiente ações efetivas em defesa do meio ambiente no município de Floresta Azul, tais como recuperação das nascentes, plantio de árvores de pequeno e grande porte às margens do Rio Salgado, nas praças, avenidas e bairros do município, além de levar a conscientização nas escolas sobre a importância de preservação do meio ambiente. 

Por conseguinte, fez a leitura da indicação nº 06/2023, que solicita a ornamentação junina na avenida principal do município e no distrito de Santa Teresinha e a indicação nº 07/2023, feitas pela vereadora Daniela Vieira, sugere ao poder público municipal serviços de manutenção e sistemas de pavimentação a paralelepípedos em toda a extensão do prolongamento da rua Antônio Baldino. 

O setor vigilância e saúde do trabalhador solicitou o espaço físico da Câmara para realização de um treinamento de primeiros socorros para técnicos de enfermagens e enfermeiros da UBS, no dia 31 de maio de 2023. A Secretaria de Saúde solicitou o espaço da Câmara de vereadores para realizar uma capacitação no dia 07 de junho de 2023. Foi feita também a leitura dos ofícios n° 33, 34, 35, 36, 37 e 41/2023.

Ao fim da leitura do Expediente, o Presidente da Casa franqueou a palavra os vereadores comentarem sobre as matérias lidas. A palavra foi franqueada para a edil Daniela Vieira, que enfatizou as indicações feitas no dia, reiterando a importância da preservação ao meio ambiente e da ornamentação junina da avenida e parabenizou a ação de alguns comerciantes locais. Não havendo mais manifestações, o presidente passou para a Ordem do Dia. 

O vereador Gideon Matias pediu a palavra. O edil solicitou uma moção de pesar para a família Nascimento em função do falecimento de Airam Santos Nascimento. A indicação, trata-se da sugestão para a realização de melhorias e manutenção no Campo Santo. Já o requerimento, trata-se de um pedido para que fosse mantido a segurança armada patrimonial na agência do Bradesco, assim como todos os meios de segurança.

O presidente Márcio Soares fez dois pedidos: o primeiro em nome da mesa sobre o envolvimento de todos os edis no projeto de leitura. Em nome do vereador, pediu uma moção de pesar para a família de Elsa Maria Alves. Na oportunidade, faz uma indicação ao executivo para que seja criado um velório público municipal, visto que não existe um no município.

A vereadora Daniela Vieira fez novamente o uso da palavra para pedir também uma moção de pesar para Elsa Maria Alves e para Luís Otávio, ambas vítimas de CA. Fez o pedido também, em alusão ao Dia Mundial do Trabalho Infantil, para que o presidente alerte as escolas sobre a importância desse assunto.

A palavra foi franqueada ao vereador Marcelo Reis que falou sobre a falta de incentivo do poder público aos comerciantes locais. Na oportunidade, pediu que fosse mandado um ofício para o comércio local informando as necessidades do município.

Não havendo mais manifestação, foi iniciada uma votação simbólica para as três moções de pesar, as quais foram aprovadas por unanimidade. De forma também simbólica, foi feita a votação do requerimento do vereador Gideon Matias, em relação a segurança do posto da agência do Bradesco, a qual foi aprovada por unanimidade. Dessa forma, chega ao fim a pauta da Ordem do Dia e inicia-se o Grande Expediente.

O vereador Gideon Matias foi até a Tribuna e solicitou que fosse feitas melhorias nas estradas vicinais. Tratou também sobre as providências que estão sendo tomadas para a instalação do aparelho de Raio-X. Comentou sobre o início da construção do Calçadão, onde ocorrerá melhorias. Ressaltou a sua preocupação com a segurança da agência do Bradesco, especialmente com o comércio local e expressou repúdio a alteração da função de agência para Ponto de Atendimento. Por fim, falou sobre a importância do projeto de leitura. Em seguida, a palavra foi franqueada para o vereador Marcos Alberto, que exaltou a importância da valorização do comércio local.

Dessa forma, não tendo mais pauta para o dia, o presidente agradeceu a presença de todos os edis e do público presente e declarou encerrada a sessão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário