Santa Cruz da Vitória sedia primeiro encontro entre municípios da região para planejamento da erradicação de lixões - Bahia Expresso

Últimas


Ita melhor

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2023

Santa Cruz da Vitória sedia primeiro encontro entre municípios da região para planejamento da erradicação de lixões



 

Todo município enfrenta problemas graves e precisa desenvolver soluções estratégicas quando se trata da manutenção dos Resíduos Sólidos. O afastamento e o aterramento do lixo são saídas com alto custo ambiental e que não solucionam o problema de forma sustentável, sendo necessária uma ação que realmente dê fim aos lixões e aterros e suas consequências socioambientais.
Pensando nisso, a Prefeitura de Santa Cruz da Vitória, em parceria com o Melville Capital Group, convidaram os municípios de Itaju do Colônia, Ibicaraí, Firmino Alves, Floresta Azul e Itororó para discutir a implantação de uma usina geradora de energia elétrica a partir do lixo. O Sistema VORAX, que utiliza plasma para decompor resíduos sólidos a nível molecular, reduzindo seu volume em até 100 vezes sem emissão de poluentes e gerando, como subproduto, material inerte, operando com capacidade mínima de 50 Toneladas de lixo/dia para produzir 3MW/h.

Santa Cruz da Vitória será o palco dessa inovação que dará fim aos lixões das cidades circunvizinhas e revolucionará a matriz energética brasileira. Com a adesão dos municípios participantes, espera-se que, em 2024, a usina já esteja funcionando e trazendo a solução tão debatida para o problema de gerenciamento dos resíduos sólidos na nossa região.











Nenhum comentário:

Postar um comentário